....
....
13/03/2020

Produção de veículos no Brasil cai 20,8% em fevereiro e coronavírus pode afetar ainda mais os índices dos próximos meses


A produção de veículo no Brasil teve queda de 20,8% em fevereiro, informou a associação das montadoras, a Anfavea. E o surto de coronavírus, que tem interferido no ritmo de importações de peças da China, principal fornecedor, traz o risco de que a produção em algumas fábricas tenha de ser interrompida ou reduzida.

 

“Todas as montadoras estão monitorando. Tem risco de parada na produção (de algumas empresas) no fim de março, em abril? Sim”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes. "Existe o risco, mas estamos administrando esse risco."



 

Moraes afirmou que, além da fabricação de autopeças na China, país onde se originou o surto do novo coronavírus, pode haver problemas com o embarque desses itens nos portos. Segundo ele, as montadoras estudam alternativas como o transporte aéreo das peças importadas. O país asiático é o maior fornecedor do Brasil.

 

Mas o problema seria pontual, na visão do executivo. "Supondo que alguma montadora possa parar, a gente recupera no mês seguinte. A gente consegue reajustar, diferente do setor de serviço que, se perdeu uma viagem, não tem como. Podemos produzir mais no outro mês, (na outra) semana", afirmou Moraes.

 

Carnaval

 

Em fevereiro, foram produzidos 204.197 automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus. O volume ficou abaixo das 257.939 unidades do mesmo período de 2019 — naquele ano, o carnaval aconteceu em março, o que prejudica essa comparação já que no ano passado fevereiro teve mais dias úteis do que neste.

 

Porém, em relação ao mesmo período de 2018, quando a festa também ocorreu em fevereiro, a produção deste ano ficou 4,3% abaixo.

 

Com 395.928 unidades produzidas no ano, a indústria automotiva registra queda de 13,4%, na comparação com o mesmo período de 2019. Naquela época, o setor tinha produzido 457.084 unidades em janeiro e fevereiro.

 

"Esperamos um 2º semestre melhor, como aconteceu nos últimos anos", afirmou Moraes.

 

Vendas sobem; exportações caem

 

Os emplacamentos de veículos subiram 1,2% no mês, conforme já tinha informado a federação dos concessionários, a Fenabrave.

 

As exportações seguem em queda no ano, o que também afeta a produção.

 

Em fevereiro, quantidade de veículos enviados ao exterior caiu 7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 37.677 unidades em fevereiro de 2020, contra 40.510 no mesmo mês de 2019.

 

No acumulado, o volume está 11,2% menor. "As dificuldades são as mesmas: Argentina, México, Colômbia e Chile estão em queda. Exportação continua sendo um desafio para o setor", disse Moraes – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas