Diante de toda conjuntura que o país e o mundo está passando
devido à pandemia do Coronavírus, o Governo do Estado, por meio da Secretaria
do Desenvolvimento Humano, adotou mudanças nos procedimentos de funcionamento
dos Restaurantes Populares, serviço ligado à diretoria de Segurança Alimentar e
Nutricional (DSAN). Os quatro restaurantes da Paraíba, onde são distribuídas
diariamente 1000 refeições, em cada um, já se adequaram a uma nova modalidade.
Nessa fase emergencial, o atendimento ao público não está
mais sendo presencial: as pessoas entram nos estabelecimentos para adquirirem
seu alimento acondicionado em quentinhas e saem para se alimentar em outro
local.
Os beneficiários são orientados a não acumular muita gente
na fila para receber a quentinha; e, se houver fila, manter uma distância de
pelo menos um metro entre as pessoas. Todas as orientações estão sendo dadas à
população que frequenta assiduamente os locais, a respeito da higienização e
prevenção determinada pelo Ministério da Saúde.
Os funcionários estão sendo orientados também quanto à
higiene das mãos e sendo disponibilizados álcool em gel, sabonete líquido e o
que for necessário de EPI para que não haja contaminação.
A diretora da DSAN, Luciana Leal, considera importante
seguir essas normativas como medida de segurança para a população e ainda mais
para o grupo vulnerável de idosos. “Essas medidas foram tomadas de acordo com
as normativas do governador, e para assegurar que a população da Paraíba não
venha a sofrer em relação à segurança alimentar, o secretário manteve reuniões
de planejamento com toda a diretoria de segurança alimentar para pensarmos em
medidas a serem tomadas para que a população não fique desprotegida quanto aos
serviços que já vinham sendo realizados”, explicou – Secom-PB.
Carlos Magno
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