....
....
02/05/2020

Do Consultor em Comunicação e membro da Academia Pernambucana de Letras José Nivaldo Junior: "LUTA PELA LIBERDADE"


O direito de exprimir opiniões, livremente, foi uma conquista da civilização. Custou milhões de vidas ao longo de séculos. Não é um legado para ser tratado com desdém nem desafiado como se insulta um vizinho numa briga de condomínio. É o bem mais valioso da humanidade. E a imprensa é o seu principal instrumento garantidor.

 

VIDA PÚBLICA É OPÇÃO

 

Ninguém é obrigado a se tornar figura pública, principalmente a entrar na política. Fala-se muito mal dos políticos porque os maus, os que chamo laranjas podres, contaminam a imagem dos demais. Política é vida de sacrifício. A começar pela perda da privacidade. A vida pública, como o nome não deixa margem para interpretações, é pública. Está à disposição de todos. Até mesmo em aspectos privados, de intimidade, que, quando se trata de uma pessoa comum, divulgar é invasão de privacidade e baixaria. Para alguém da política, privacidade só no ambiente familiar. Ou entre quatro paredes.



 

TUDO PASSADO A LIMPO

 

A vida de qualquer pré-candidato, por exemplo, pode  e deve ser vasculhada, investigada, contraditada. Quem não entendeu isso, deve pedir para retocar a maquiagem e cair fora. Não há no ambiente político contemporâneo espaço para ameaças, constrangimentos, uso de estruturas jurídicas e policiais para tentar calar a imprensa. Aprenda quem ainda não aprendeu: o fato é sagrado. A interpretação é livre.

 

RUMO AO LIXO

 

Quem vai de encontro a isso, vai na contra-mão do progresso coletivo, do respeito ao contraditório, das grandes conquistas da humanidade. Quem se incomoda com críticas e por cima tenta agredir, retaliar ou cercear a liberdade de expressão, anote: não pode ter o respeito nem a companhia das pessoas de bem. Está a caminho do lixo da História.

 

José Nivaldo Junior

Consultor em Comunicação. Da Academia Pernambucana de Letras.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas