....
....
07/05/2020

Governo pede que ministro Celso de Mello reconsidere decisão de exigir que Bolsonaro entregue vídeo de reunião citada por Moro


A Advocacia Geral da União (AGU) pediu nesta quarta-feira (6) ao ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que reveja a decisão na qual mandou o governo entregar o vídeo de uma reunião citada pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro na qual estavam o presidente Jair Bolsonaro e outros ministros.

 

O ministro da AGU, José Levi Mello do Amaral Junior, argumentou que, na reunião, "foram tratados assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado, inclusive de relações exteriores, entre outros".



 

Em depoimento à Polícia Federal, Sergio Moro afirmou que, na reunião do conselho de ministros de 22 de abril, Bolsonaro cobrou a substituição do superintendente da PF no Rio de Janeiro e do então diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, além relatórios de inteligência e informação da PF.

 

Na mesma reunião, segundo Moro, Bosonaro disse que, se não pudesse trocar o superintendente da PF do Rio de Janeiro, poderia trocar o diretor-geral e o próprio ministro da Justiça.

 

Essas reuniões eram gravadas e tinham participação de todos os ministros e servidores da assessoria do Planalto.

 

O que diz Bolsonaro

 

Nesta terça (5), Bolsonaro disse a jornalistas na entrada do Palácio da Alvorada, residência oficial, que não pediu nada "ilegal" a Moro.

 

"Ele [Moro] disse que eu pedi em uma reunião de ministros. Uma reunião de ministros. A gente ia pedir algo ilegal? Não peço ilegal nem individualmente, que dirá em forma coletiva", afirmou Bolsonaro.

 

Demissão de Moro

 

Sergio Moro anunciou a demissão do Ministério da Justiça em 24 de abril.

 

Na ocasião, fez um pronunciamento no qual disse que Bolsonaro havia tentado interferir politicamente na PF ao cobrar a troca no comando da corporação. Desde o início, Bolsonaro nega.

 

Diante do que foi dito por Moro no anúncio de demissão, a Procuradoria Geral da República (PGR) pediu, e o STF autorizou a abertura de um inquérito para investigar as acusações.

 

Advogados em depoimentos

 

Em outra decisão, também dada nesta quarta-feira (6), Celso de Mello determinou que os advogados de Moro sejam informados, com 48 horas de antecedência, dos depoimentos de testemunhas no caso.

 

Celso de Mello também assegurou o mesmo direito ao presidente Jair Bolsonaro, "desde que assim o requeira" – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas