....
....
07/05/2020

Ministros do Supremo Tribunal Federal avaliam eventuais crimes caso Bolsonaro não entregue vídeo de reunião


Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidos pelo blog nesta quinta-feira (7) avaliam que, se o presidente Jair Bolsonaro não entregar, por ordem judicial, o vídeo da reunião que, segundo o ex-ministro Sergio Moro, provaria a tentativa de interferência na Polícia Federal, poderá ser configurado como crime de desobediência, por exemplo.

 

O ministro do STF Celso de Mello, relator do caso, deu 72 horas para o governo entregar o vídeo citado por Moro. Bolsonaro chegou a dizer que divulgaria o vídeo, mas recuou depois. Nesta quarta-feira (6), a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao relator do caso no STF que reconsidere o pedido pois, na reunião, teriam sido tratados tema de interesse nacional.



 

O blog procurou a AGU para pedir mais detalhes e entender como assuntos de interesse nacional teriam sido tratados na frente de diversos ministros numa reunião gravada, que o presidente chegou a admitir que divulgaria. A AGU se limitou a dizer que as informações que tem estão no pedido enviado ao STF.

 

Nesta quinta-feira (7), o blog ouviu ministros do STF sobre o que pode acontecer se o governo não entregar o vídeo e sobre se existe a possibilidade de separar só o teor que interessa para o inquérito e entregar ao STF.

 

Dois dos magistrados da Corte ouvidos pela reportagem disseram que a entrega parcial é possível, mas seria ruim para a imagem do governo. Nas palavras de um deles, a “emenda sairia pior do que o soneto, gerando a presunção de que tem algo a esconder”.

 

Outro ministro admite a possibilidade, diante da alegação do governo de que há questões de Estado.

 

Na avaliação de fontes jurídicas ouvidas pelo blog, a petição da AGU, ao pedir para não entregar o vídeo, admite que ele existe. Se o governo recuar agora, pode configurar obstrução.

 

Na avaliação de aliados de Moro, o governo admitiu que o vídeo existe, pois havia a especulação de que a gravação podia ter sido apagada.

 

Nesta quarta-feira (6), nos bastidores, assessores presidenciais também admitiam a existência do vídeo e disseram ao blog que a gravação não trazia nada comprometedor e seria entregue ao STF. Horas depois, a AGU fez o pedido ao STF para não entregar o material alegando questão de interesse nacional.

 

Para aliados de Moro, ainda não está clara a estratégia do presidente. Acredita-se, no entanto, que o governo pode ter recuado da divulgação porque o vídeo seria “constrangedor” para Bolsonaro.

 

Além disso, avaliam os aliados do ex-ministro, se o governo admite que o vídeo existe e não o entrega, existe a possibilidade de crime de responsabilidade e obstrução de justiça.

 

Os aliados de Moro citam, inclusive, o caso Nixon como analogia para o que avaliam poder se enquadrar no caso do governo brasileiro: durante a investigação do caso Watergate (1974), a Suprema Corte americana decidiu que o governo Nixon entregasse a um procurador as gravações do gabinete do presidente – Blog da Andréia Sadi / G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas