....
....
10/05/2020

Prefeitura de Caruaru anuncia cancelamento do São João 2020; imprensa pernambucana destaca manutenção da festa em Campina Grande


A prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, anunciou na última sexta-feira (8), por meio de coletiva de imprensa online, a impossibilidade de realizar o São João 2020 na "capital do forró" de forma presencial e que discute com os patrocinadores da festa para realiza-la via internet. Esta é uma medida de evitar a disseminação do novo coronavírus no município, que já conta com 37 casos graves da covid-19 e nove mortes confirmadas, segundo dados enviados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nessa quinta-feira, e honrar os contratos já firmados desde o último ano.

 

A prefeita Raquel Lyra (PSDB) informou que, no entanto, ainda não há definição de formato para a festa online. "Não temos a solução pronta, estamos construindo a possibilidade de fazer um evento, com a espinha dorsal da solidariedade, ser transmitido online e permitir que as pessoas possam, em casa, receber o São João sem sair. A construção não está pronta, não está feita, porque é [um momento] diferente pra todo mundo. Por isso, não conseguimos consolidar um modelo com os patrocinadores da prefeitura de Caruaru", disse a prefeita Raquel Lyra.



 

A gestora citou premissas para a realização da festa em 2020, como: respeito pela cultura, o não envolvimento de recursos da prefeitura e a solidariedade. "A gente vem trabalhando com algumas premissas para que pudéssemos ter um São João diferente em um momento como esse. Como não envolver qualquer recurso da prefeitura e que não haja contratações, até porque o próprio Tribunal de Contas e Ministério Público vedam contratações para festejos na cidade; a premissa da solidariedade, ajudar as pessoas que estão passando por dificuldades em um momento como esse causado pela crise econômica do coronavírus; e o respeito pela nossa cultura local".

 

À reportagem, a assessoria de imprensa da prefeitura de Caruaru descartou a possibilidade da festa acontecer de modo tradicional e que, nos outros anos, a estrutura já havia começado a ser montada neste mês de maio. Assegurou, também, que nenhum valor sairá do montante da prefeitura para a realização do São João em 2020.

 

Petrolina

 

No dia 23 de março, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou a suspensão do São João na cidade como uma das medidas para conter a da pandemia do novo coronavírus. Segundo decreto, a verba que era destinada para a festa será utilizada nas áreas saúde, social e segurança.

 

Campina Grande

 

A cidade de Campina Grande, na Paraíba, decidiu adiar a festa de São João ainda no dia 23 de março. O prefeito Romero Rodrigues (PSD) anunciou que as comemorações acontecerão entre os dias 9 de outubro e 8 de novembro.

 

"Depois de 36 anos, o 'Maior São João do Mundo' não acontecerá no mês de junho, mas do dia 8 de outubro ao dia 9 de novembro. Essa é a alteração da data para a realização desse megaevento que representa nossas raízes, nossa cultura e, do ponto de vista econômico da cidade, tem um grau de importância até maior do que o Natal", disse o prefeito – JC.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas