....
....
14/05/2020

Presidente do Inep descarta adiar Enem e sugere aumento das cotas para reduzir desigualdade entre alunos das escolas públicas e privadas


O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, propôs que as universidades e institutos federais ampliem suas políticas de cotas destinadas a alunos oriundos de escolas públicas, como forma de reduzir a desigualdade causada pela falta de acesso às aulas online durante a pandemia do novo coronavírus.

 

Durante um bate-papo online com o empresário Chaim Zaher, presidente do grupo SEB, e o diretor-geral da Rede AZ, Felipe Sundim, Lopes afirmou que, ao contrário do que defendem parlamentares, especialistas e secretários de educação, o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é a melhor forma de mitigar os danos pedagógicos da quarentena.



 

“Um mês é suficiente para recuperar esse tempo em que os alunos não tiveram aula? Porque o aluno da escola privada vai ter mais tempo para estudar. Simplesmente adiar a prova não vai compensar esse prejuízo”, explicou ele.

 

Durante a transmissão, foi descartada, mais uma vez, a possibilidade de cancelamento do exame. “Pense com carinho que eu tenho certeza que o senhor vai ajudar muito [com o adiamento]. De repente pode até cancelar, a China cancelou o maior vestibular deles”, sugeriu Zaher, na conversa.

 

Lopes retrucou pontuando que “praticamente 50% dos alunos que estão no ensino superior do país dependem do ProUni, do Fies ou estudam em universidades públicas”. “Se não tiver o Enem não tem nada disso”, disse. Além da ampliação temporária das cotas, o presidente do Inep disse que o Ministério da Educação (MEC) pode solicitar ao Congresso um orçamento maior para destinar às bolsas do ProUni – Veja.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas