....
....
15/05/2020

Prefeitura instala outdoors com dançarinos do meme do caixão para alertar sobre Covid-19: Fique em casa ou dance com a gente”


A Prefeitura de Caldas Novas, principal cidade turística de Goiás, causou polêmica após instalar dois outdoors para alertar os moradores sobre os riscos do coronavírus. No material, aparecem as fotos dos animadores de funerais de Gana, na África, que ficaram mundialmente conhecidos durante a pandemia pelo “meme do caixão”, junto com a seguinte mensagem:

 

"Fique em casa ou dance com a gente".

 

Apesar de nos painéis aparecerem os logotipos e nomes da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Caldas Novas, o município, em nota, informou que as peças foram doadas por um empresário da cidade. A administração da cidade afirmou ainda que "não viu mal nenhum" na instalação para alertar as pessoas (veja a íntegra ao final do texto).



 

Nas redes sociais, os outdoors foram motivo de muita polêmica. Enquanto algumas pessoas elogiaram a ideia pela criatividade, outras a consideraram de muito mau gosto.

 

Um post com a foto dos outdoors tem mais de 240 comentários até a publicação desta reportagem. Um internauta gostou e disse que o material "ficou top". Outra pessoa também aprovou: "Acho interessante porque chama atenção com bom humor".

 

Por outro lado, também há críticas. Uma mulher tratou a situação como um "absurdo". Um homem afirmou: "Isso aí não salva vidas".

 

Meme do caixão

 

Vídeos dos carregadores de caixão passaram a viralizar nos últimos meses por conta da Covid-19. No país africano, os funerais são eventos sociais muito importantes. Dançar com o caixão se trata de um ritual, pois se acredita que a prática traz alegria à alma da pessoa que morreu.

 

Os carregadores estão sempre bem vestidos e dançando ao som de músicas animadas. A performance acontece na presença da família, amigos e vizinhos da pessoa que será enterrada.

 

Após a repercussão do meme, o líder do grupo que aparece nas imagens divulgadas pelo mundo, Benjamin Aidoo, publicou um vídeo nas redes sociais, acompanhado dos colegas, onde faz uma homenagem aos profissionais da saúde e faz o apelo: "Fique em casa".

 

NOTA DE RESPOSTA

 

A Prefeitura Municipal de Caldas Novas, em razão dos questionamentos desta emissora sobre "explicar a ideia do outdoor que a prefeitura colocou perto da Câmara, onde muitas pessoas são a favor e outras são contra" vem a público fazer os seguintes esclarecimentos:

 

1) Segundo o prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal, foram dois outdoors doados por um empresário (que prefere não se identificar) e a Prefeitura não viu mal nenhum.

 

2) Que, a ideia era justamente chamar a atenção das pessoas e alertar para a necessidade de cumprir as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. 'Até justamente, para chamar a atenção das pessoas’', garantiu o prefeito.

 

Respeitosamente, nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas