....
....
19/05/2020

Afranio Barreira, dono da rede de restaurantes Coco Bambu, defende Bolsonaro no afrouxamento do isolamento e uso da cloroquina


O empresário Afranio Barreira, fundador da rede de restaurantes Coco Bambu, disparou no WhatsApp uma longa mensagem em defesa do presidente Jair Messias Bolsonaro, do afrouxamento do isolamento social e, principalmente, da adoção da cloroquina no tratamento da Covid-19 como uma espécie de panaceia.

 

O medicamento foi um dos pontos de desacordo entre os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich com o presidente. Na semana de sua saída da pasta, o ex-ministro Teich havia postado em uma rede social que o uso do remédio no tratamento contra a Covid-19 deveria ser feito com restrições. O presidente, sem respaldo científico, é defensor ferrenho da adoção da substância.



 

Para o empresário, os “formadores de opinião” tratam o assunto como tabu, “justamente por ter sido o presidente Bolsonaro o primeiro a abordar o tema.” Barreira relata que ele mesmo contraiu o novo coronavírus e fez uso do remédio sem relatar efeitos colaterais. “Graças a Deus passei de forma tranquila pelo período que estive infectado”. A eficácia do medicamento para o tratamento de Covid-19 não foi comprovado por especialistas. O terreno ainda é o do achismo.

 

“Muitos médicos, empresários e políticos quando adoeciam tomavam essas medicações. E o pior, pareciam querer esconder o seu uso, por razões obscuras, e que até hoje não entendo”, escreveu o dono do Coco Bambu. “Hoje, muitas operadoras de saúde estão usando essas medicações já nas fases iniciais, mas esse protocolo de tratamento ainda não foi aplicado por todos os governos. Quantas vidas poderiam ter sido salvas? Quantas vidas ainda podemos salvar?”.

 

Assim como Bolsonaro é devoto da cloroquina, Barreira é defensor ferrenho do presidente. Em 2019, declarou a VEJA SÃO PAULO que o mandatário “foi brilhante em formar uma equipe com pessoas de qualidade e patriotas. Também não devemos esquecer de ser gratos ao Exército”. No ano anterior, ele doou 20 000 reais para a campanha do então candidato Bolsonaro, de acordo com o TSE.

 

Em recente entrevista a VEJA SÃO PAULO sobre as medidas que tomou ou pretende tomar durante a pandemia, Barreira afirmou que precisou demitir 1500 funcionários no país inteiro (cerca de 500 no estado de São Paulo). “Dos 4800 que mantivemos, a metade está trabalhando [em delivery] e a outra, suspensa. Se não voltarmos a abrir em breve, outros serão infelizmente demitidos”, antecipa as medidas que pretende tomar.

 

Na mensagem disparada, o empresário diz que, para parte da população em quarentena,“fica muito fácil defender o lockdown ou isolamento social horizontal. Afinal, ter um lar confortável, comida na geladeira, e até entretenimento dentro de casa, torna mais fácil” – Veja.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas