....
....
20/05/2020

Bolsonaro fala em Romero Rodrigues, cita Campina Grande e faz piada sobre cloroquina no dia em que Brasil tem mais de mil mortes por covid-19


O presidente Jair Bolsonaro informou nesta terça-feira (19) que o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, assinará nesta quarta (20) um novo protocolo sobre o uso da hidroxicloroquina no enfrentamento do novo coronavírus.

 

Segundo Bolsonaro, o protocolo vai prever que o remédio passará a ser indicado desde o aparecimento dos primeiros sintomas. O presidente deu as informações ao conceder uma entrevista, transmitida em uma rede social.

 

"Em primeira mão para você, Magno [jornalista que o entrevistou], amanhã o ministro da Saúde vai assinar o novo protocolo da cloroquina", disse Bolsonaro.



 

"O último protocolo é de 31 de março, permitia a cloroquina apenas em casos graves. E, agora, o protocolo é a partir dos primeiros sintomas", acrescentou o presidente.

 

Piada

 

A nova defesa do uso da cloroquina ocorre no dia em que o Brasil atingiu, pela primeira vez, a marca de mil mortes por Covid em 24 horas.

 

Nessa entrevista em que anunciou o novo protocolo, Bolsonaro fez piada: "Toma quem quiser, quem não quiser não toma. Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda toma tubaína", afirmou, rindo.

 

A aplicação da hidroxicloroquina em pacientes infectados com o novo coronavírus é tema de vários estudos ao redor do mundo. No entanto, até o momento, pesquisadores não conseguiram encontrar resultados conclusivos sobre a eficácia do remédio.

 

A recomendação do medicamento no Brasil gerou divergências públicas entre o presidente da República e os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich – G1.

 

A piada de Bolsoanro ocorreu no momento em que o presidente parabenizava o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, por ter autorizado o uso da cloroquina em pacientes com Covid-19 atendidos na cidade.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas