Com o objetivo de oferecer melhor assistência médica,
psicológica e social a policiais penais e familiares, a Secretaria de Estado da
Administração Penitenciária (Seap) implantou há duas semanas a Central de Atendimento Seap
para Covid-19.
A equipe é formada por oito profissionais, sendo um médico,
duas enfermeiras, um enfermeiro, dois cirurgiões dentistas, uma psicóloga e
duas assistentes sociais, que atuam na sede da Seap, em Jaguaribe, Centro
Administrativo; na Penitenciária de Segurança Média “Hitler Cantalice”, em
Mangabeira, além de visitas em residências das pessoas com Covid-19 ou que
necessitem de outra assistência. Centenas de contatos já foram realizados pela
equipe nessas duas semanas de funcionamento.
O secretário Sérgio Fonseca avalia que a Central de
Atendimento Covid-19 tem realizado um trabalho essencial. “Estamos cumprindo o
que estabelecemos no nosso Plano de Contingência elaborado em março e envidando
esforços para assistir com agilidade, profissionalismo e humanização nossos
policiais penais e familiares que porventura sejam acometidos por essa doença
invisível que nos leva a ter cuidados preventivos e extremamente necessários”,
comentou.
Sérgio Fonseca explica que o trabalho da Central começa com
o recebimento das demandas que chegam das direções das unidades prisionais a
respeito de casos suspeitos de Covid-19. A equipe então liga para o policial
penal, faz uma entrevista, coleta dados, informações sobre os sintomas,
endereço, e, feita a triagem, a próxima etapa é o agendamento para o teste
rápido, que pode ser feito na Penitenciária Média ou no Hospital Edson Ramalho.
Nos casos de testagem com resultado positivo o policial penal ou familiar passa
a ser orientado e acompanhado por profissionais da Central, inclusive com
visitas domiciliares, caso necessário, ou em hospitais. Esse contato é mantido
durante o tratamento ou quarentena e após o paciente se recuperar.
Até sexta-feira (15) nove policiais penais já se encontravam
na estatística de recuperados da Covid-19. Após a doença, o servidor deve ficar
mais cinco dias em quarentena para poder voltar ao trabalho, isto após
avaliação médica.
O presidente da Associação dos Policiais Penais da Paraíba,
Wagner Falcão, parabenizou a Seap pela iniciativa da Central de Atendimento,
que trabalha com a prevenção à Covid-19. “A equipe aqui age preventivamente, a
gente procura colaborar também, encontrar os medicamentos, levar em mãos as
receitas às pessoas, ou seja, dá todo suporte ao servidor, é uma ação
preventiva e está dando certo”, ressaltou. Diariamente o representante da
categoria comparece à Central para coletar informações sobre casos suspeitos ou
confirmados, além de também repassar notícias à equipe – Assessoria.
Carlos Magno
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