....
....
02/06/2020

Indicado pelo “Centrão” nomeado por Bolsonaro vai gerir R$ 55 bilhões destinados a investimentos em Educação


O governo nomeou para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Marcelo Lopes da Ponte. Nogueira é um dos principais políticos da sigla, que faz parte do grupo chamado de Centrão. Lopes da Ponte é homem de confiança do senador.

 

A gestão do presidente Jair Bolsonaro se aproximou do Centrão nos últimos meses, oferecendo cargos no governo em troca de apoio no Congresso. O Centrão reúne partidos de centro-direita e é conhecido por estar aberto a negociações por cargos em troca de dar sustentação a governos no parlamento.



 

Bolsonaro quer construir uma base política que evite, por exemplo, a abertura de um processo de impeachment contra ele.

 

A nomeação de Lopes da Ponte, publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (1º), foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto. Foi publicada também a exoneração da antiga presidente do FNDE, Karine Silva dos Santos.

 

No último dia 19, a agenda do ministro da Educação, Abraham Weintraub, registrou uma reunião com Marcelo Lopes da Ponte, para tratar do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também estava prevista a participação de deputado Arthur Lira (PP-AL), um dos líderes do Centrão.

 

Cargos-chave em órgãos como o FNDE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) também foram entregue a nomes indicados pelo grupo nos últimos dias.

 

Programas que FNDE executa

 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é uma das autarquias do Ministério da Educação e teve orçamento de cerca de R$ 55 bilhões. O fundo responde pela execução de uma série de programas de alcance nacional, como:

 

- Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD)

- Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância)

- Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

 

No último dia 18, o governo havia nomeado Garigham Amarante Pinto, indicado pelo PL, para o cargo de diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas