....
....
03/06/2020

Após operação da Polícia Federal, Bolsonaro busca aproximação com o ministro Alexandre de Moraes, do STF


O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, se reuniu nesta segunda-feira (1º), em São Paulo, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos que apuram a produção de fake news e o financiamento de manifestações antidemocráticas.

 

O blog confirmou o encontro com fontes do Ministério da Defesa, segundo as quais Azevedo e Moraes trataram de “assuntos diversos sobre o país”. A reunião entre os dois se deu no final da tarde de segunda, na casa do ministro do STF, na zona sul da capital paulista.

 

O encontro ocorreu após o ministro da Defesa sobrevoar, com o presidente Jair Bolsonaro, o protesto antidemocrático no domingo (31).



 

Para fontes do STF, ouvidas pelo blog, os últimos atos do ministro da Defesa, chefe das Forças Armadas, preocupam. Há duas semanas, ele chancelou a nota de Augusto Heleno falando em consequências imprevisíveis se o celular do presidente fosse apreendido por uma decisão do STF.

 

Depois, houve a participação no protesto de domingo. De acordo com pessoas próximas ao ministro da Defesa, Azevedo fez o sobrevoo das manifestações com Bolsonaro porque se tratava de uma atividade de segurança, e não qualquer ato político.

 

Para fontes do STF e do Congresso, a participação do ministro da Defesa no ato, além da nota, passam sinais de que as Forças Armadas apoiariam as manifestações e também de endosso aos ataques a ministros do STF, como Alexandre de Moraes -- o que a pasta nega.

 

Por isso, foi bem-visto o gesto de ontem, de aproximação entre o ministro da Defesa e o ministro do STF.

 

Bolsonaro tem sido aconselhado por ministros desde a semana passada a distensionar o ambiente com Alexandre de Moraes. O presidente fez questão de prestigiar Moraes na posse do ministro como integrante do TSE hoje. Participou da cerimônia por videoconferência.

 

Na semana passada, por intermédio de Davi Alcolumbre, o presidente conversou com Moraes. Mas, no domingo, voltou a acirrar os ânimos no STF ao comparecer ao ato antidemocrático, na companhia do ministro da Defesa- chefe das Forças Armadas.

 

Para afastar a ideia de que cogita uma ruptura institucional, Bolsonaro recebeu ontem e hoje os chefes das Forças Armadas, como o comandante do Exército.

 

Segundo o blog apurou junto a fontes do governo, o discurso do presidente é de que ele é político, que até pode “subir no cavalo” mas não existem riscos à democracia.

 

O ministro da Defesa, além de Alexandre de Moraes, conversou nos últimos dias também com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia – Blog da Andréia Sadi / G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas