....
....
28/06/2020

Morre em João Pessoa o jornalista Adelson Barbosa; ele tratava um câncer e teve uma parada cardiorrespiratória


Morreu no início da noite deste sábado, 27, no Hospital Memorial São Francisco em João Pessoa, o jornalista Adelson Barbosa, 59 anos, que fez parte dos quadros do Sistema Correio da Paraíba por décadas. Ele havia sido diagnosticado com câncer no cérebro em 2018 e desde então vinha se submetendo a tratamento que incluiu duas cirurgias. Há aproximadamente duas semanas, Adelson foi mantido em home care e hoje, como o quadro se agravou, foi encaminhado ao Memorial São Francisco, onde acabou morrendo durante uma parada cardiorrespiratória.

 

Repórter e editor experiente, Adelson fez parte dos quadros da Folha de S. Paulo, também trabalhou recentemente na Revista Piauí e estava cursando História. Era diretor e proprietário do site Estado PB. Apesar dos problemas de saúde (além do câncer, era cardiopata), costumava brincar que estava “enganando a morte”.



 

O velório de Adelson será realizado das 6h até 10h da manhã, no Cemitério Parque das Acácias, onde ocorrerá o sepultamento.

 

O gosto pela História ficou evidente em muitos momentos da carreira de Adelson. No  programa Dedim de Prosa, apresentado pelo também jornalista Wellington Farias, ele falou sobre a visita de Dom Pedro II à Paraíba.

 

Adelson Barbosa dos Santos nasceu em João Pessoa. Segundo ele contou, a mãe morava na Ilha do Bispo e foi levada para a maternidade em uma marinete. O parto teria acontecido em frente à Lagoa do Parque Solon de Lucena. Mãe e filho foram levados para a Maternidade Cândida Vargas, mas ele foi criado em Patos, no sertão. Foi agente pastoral em Patos na década de 80 e integrou as comunidades eclesiais de base, ministrando aulas de catecismo para crianças. O jornalismo surgiu ainda na vivência da igreja. Fez vestibular para Jornalismo e passou. Adelson morou na Casa do Estudante em João Pessoa e disse que se tornar jornalista parecia um sonho distante – ParlamentoPB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas