....
....
25/07/2020

Anvisa passa a exigir receita médica para a compra de Ivermectina nas farmácias de todo o país, até o fim da pandemia


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que, desde a 5ª feira (23.jul.2020), a compra do vermífugo ivermectina nas farmácias passou a ser feita com a exigência da apresentação de receita médica.

 

A medicação está em falta nas prateleiras depois que começou a ser comprado como preventivo para a covid-19 – sem que haja evidências científicas de sua eficácia para isso. O remédio é vendido em lotes com 4 comprimidos e custa cerca de R$ 30.



 

A medicação foi incluída na lista de remédios controlados, como a cloroquina, a hidroxicloroquina e a nitazoxanida. A determinação vale até enquanto durar a pandemia do coronavírus.

 

Em 13 de julho, o governo federal zerou a alíquota do imposto de importação para a ivermectina e outros 36 remédios. O motivo, segundo o Ministério da Saúde, é evitar o desabastecimento no mercado nacional.

 

A Anvisa já divulgou nota reforçando que o medicamento tem apenas indicação para uso conforme o que consta na bula — o que inclui o tratamento de sarnas e piolhos. Segundo a agência, “não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da covid-19 no Brasil”. Qualquer uso do remédio fora das indicações da bula devem ser feitos sob escolha e responsabilidade do médico que prescrever – Poder 360.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas