....
....
28/07/2020

Ministro Dias Toffoli envia ao plenário do STF ação contra veto de Bolsonaro ao uso obrigatório de máscara


O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta segunda-feira (27) submeter ao plenário do STF a ação que questiona o veto do presidente Jair Bolsonaro ao uso obrigatório de máscaras em templos, comércio, escolas e indústrias.

 

O projeto que previa o uso obrigatório em todos os locais públicos foi aprovado pelo Congresso Nacional em junho. Ao sancionar a lei, no entanto, Bolsonaro vetou 17 trechos da proposta. Partidos de oposição, então, acionaram o STF. Argumentaram que o presidente feriu o direito à saúde.



 

Na ocasião, o governo argumentou que alguns pontos da lei poderiam ser considerados violação de domicílio por abrangerem entendimento amplo sobre locais não abertos ao público.

 

No questionamento apresentado ao STF, os partidos afirmam que os vetos vão na contramão das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de leis adotadas por estados e municípios. As autoridades de saúde dizem que o uso da máscara ajuda a prevenir a disseminação do coronavírus.

 

A decisão de Toffoli

 

O ministro decidiu adotar o chamado rito abreviado, quando o pedido de liminar (decisão provisória) é analisado pelo plenário.

 

Segundo Toffoli, não há urgência no caso que justifique a atuação dele durante o recesso da Corte. O relator é o ministro Gilmar Mendes, que poderá rever a questão quando o Supremo retomar as atividades.

 

"O quadro não revela urgência maior necessária à excepcional apreciação, pela presidência desta Suprema Corte, da medida cautelar formalizada", escreveu Toffoli – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas