....
....
05/08/2020

Bolsonaro veta indenização para profissionais de saúde incapacitados por contrair covid-19 ao tratar pacientes


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recusou-se a indenizar profissionais de saúde que ficarem incapacitados permanentemente devido a complicações da covid-19 e vetou integralmente um projeto de lei que previa o valor de R$ 50 mil a tais pessoas. O veto foi publicado na edição desta terça-feira, 4, no “Diário Oficial da União” (DOU).

 

Bolsonaro argumenta que o projeto de lei é inconstitucional e vai contra o interesse público, porque prevê “benefício indenizatório para agentes públicos e criando despesa continuada em período de calamidade no qual tais medidas estão vedadas”. O Congresso ainda precisará analisar o veto e decidir se o mantém ou o derruba.



 

O projeto havia sido analisado pela última vez pela Câmara dos Deputados, e aprovado no dia 14 de julho, após mudanças feitas pelo Senado. Pelo projeto, teriam direito à indenização profissionais de saúde que, atuando no combate à pandemia, se infectaram com o novo coronavírus e ficaram permanentemente incapacitados.

 

Na justificativa do veto, Bolsonaro também aponta que o projeto é “incompatível” com três artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal, “cuja violação pode acarretar responsabilidade para o Presidente da República”.

 

O projeto havia sido aprovado pelos deputados em maio, mas, quando passou no Senado, em junho, sofreu modificações. Por isso, precisou de nova análise na Câmara.

 

Então, profissionais de saúde, lembrem-se: se um dia contraírem o novo coronavírus e, em consequência disso, ficarem incapacitados para o ofício, o presidente Bolsonaro recusa-se a te ajudar financeiramente – Catraca Livre.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas