....
....
17/08/2020

Tribunal de Contas da Paraíba condena Romero Rodrigues por prática de nepotismo na Prefeitura de Campina Grande


No último dia 13 de agosto de 2020, a 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) decidiu por condenar o prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSD) pela prática de nepotismo em sua gestão.

 

Nos autos do processo n. 19682/17, o Conselheiro Antônio Gomes V. Filho, julgou procedente denúncia contra Romero e, segundo entendimento do Ministério Público de Contas, condenou o prefeito Romero Rodrigues pela prática de Nepotismo e aplicou multa por tais irregularidades.



 

Dentre as nomeações que feriram a Súmula Vincula n. 13 do STF, no entender do TCE/PB, estão Giovanna Karla, esposa de Moacir Rodrigues e atual cunhada de Romero, Betânia Lígia, tia da esposa de Romero e Carine Moura, irmão da Primeira Dama Micheline e cunhada de Romero. Veja o parecer do MPC da corte que foi acatada pelo pleno do TCE-PB, em anexo:

 

CONCLUSÃO

 

Foi concluído pelo Ministério Público de Contas do TCE-PB:

 

a) Pela sugestão de aplicação da multa prevista no art. 56 da LOTCE/PB, II, por infração às normas legais relativas a procedimentos licitatórios;

 

b) Pela recomendação ao gestor de Campina Grande para que disponibilize as informações de interesse público, conforme requer a transparência ativa exigida pela Lei de Acesso à Informação;

 

c) Pela ilegalidade da nomeação de Betânia Lígia de Araújo, conforme exposto neste relatório;

 

d) Pela ilegalidade da nomeação de Carine Moura, conforme exposto neste relatório;

 

e) Pela ilegalidade da nomeação de Giovanna Karla Barros Fernandes do Carmo. Em relação à Sra. Izabel Maria Veiga de Oliveira, concluímos que não há ilegalidade em sua admissão – Polêmica Paraíba.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas