....
....
30/08/2020

Trump reduz cota de importação de aço do Brasil; medida se soma a outras duas, já adotadas, que prejudicaram a economia brasileira


O governo dos Estados Unidos anunciou que reduzirá a quota para as exportações do aço semi-acabado do Brasil. A medida, segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se deu porque houve mudanças significativas no mercado de aço norte-americano, que se contraiu em 2020, depois de aumentar em 2018 e 2019.

 

Trump disse ainda, em comunicado, que as exportações dos produtores norte-americanos caíram 15% no 1º semestre de 2020, e que a utilização da capacidade instalada das empresas do setor estava abaixo de 70%, até 15 de agosto.



 

“Além disso, as importações da maioria dos países diminuíram este ano de maneira compatível com essa contração, enquanto as importações do Brasil diminuíram apenas ligeiramente”, afirmou Trump ao anunciar a redução.

 

Medida será discutida em dezembro

 

Em nota conjunta, publicada na noite deste sábado (29.ago.2020), os ministérios das Relações Exteriores e da Economia afirmaram que apesar da redução, as tarifas sobre o comércio bilateral do aço intra-quota permanecerão isentas, a exemplo do que ocorreu em 2019. Afirmam ainda que uma rodada de negociação entre os 2 países será realizada em dezembro.

 

“O governo brasileiro mantém a firme expectativa de que a recuperação do setor siderúrgico dos EUA, o diálogo franco e construtivo na matéria, a ser retomado em dezembro próximo, e a excepcional qualidade das relações bilaterais permitirão o pleno restabelecimento e mesmo a elevação dos níveis de comércio de aço semi-acabado. Essa perspectiva coaduna-se com os atuais esforços conjuntos de integração ainda maior das economias dos dois países”, diz a nota.

 

Há 2 anos, o governo do presidente Donald Trump começou a adotar medidas que afetaram as exportações brasileiras. A 1ª foi a imposição, em março de 2018, de quotas para as compras de aço brasileiro e a taxação de 10% das compras de alumínio do país.

 

Em dezembro do ano passado, Trump já havia anunciado a intenção de reduzir as quotas de exportação do aço brasileiro, mas recuou depois de negociações com o governo brasileiro.

 

Na ocasião, o Instituto Aço Brasil, entidade representativa dos produtores de aço no país, disse que recebeu a decisão com perplexidade. O instituto disse que a decisão era uma retaliação ao Brasil, e que a medida acabaria “por prejudicar a própria indústria produtora de aço americana, que necessita dos semiacabados exportados pelo Brasil para poder operar as suas usinas”.

 

Em junho, Bolsonaro disse ter conversado com o presidente norte-americano sobre “questões do aço brasileiro”.  Em 2019, Trump chegou a acusar o governo brasileiro de desvalorizar propositalmente o seu câmbio para obter vantagens na comercialização do produto no mercado internacional – Poder 360.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas