....
....
01/09/2020

Ex-namorado da avó é preso suspeito de estuprar e engravidar uma menina de 11 anos no Espírito Santo


Um homem foi preso na manhã deste sábado (29) suspeito de estuprar e engravidar uma menina de 11 anos no Espírito Santo.

 

Segundo um promotor da região, o suspeito é companheiro da avó da criança e se apresentou na delegacia com um advogado. Havia um mandado de prisão contra ele.

 

O advogado Décio Oliveira, que atua como representante legal da família da menina, disse que o suspeito preso é, na verdade, ex-namorado da avó. O relacionamento dos dois teria terminado há cerca de cinco meses.



 

O G1 não conseguiu contato com a defesa do homem.

 

O padrasto da menina também chegou a ser detido como suspeito, mas foi liberado nesta sexta-feira (28) e segue sendo investigado. A prisão foi substituída por medidas cautelares e o padrasto nega envolvimento no crime.

 

O advogado dele disse que "não há nenhum histórico quanto a prática desse tipo de crime" contra o cliente.

 

Por envolver menor de idade, o caso corre em segredo de Justiça. O município onde a criança mora não será revelado na reportagem, para preservar a identidade e a segurança da vítima.

 

Caso

 

A gestação de oito semanas foi descoberta após a criança ter sido atendida em uma unidade de saúde da região.

 

A menina está sendo acompanhada por uma equipe de Serviço Social do município, com apoio de um psicólogo.

 

Segundo o promotor de Justiça, exames indicaram que ela teve deslocamento de placenta.

 

Assim como no caso da criança de São Mateus, que engravidou após ser estuprada pelo tio, ela tem direito ao aborto legal.

 

A menina está sendo acompanhada por uma equipe de Serviço Social do município, com apoio de um psicólogo.

 

Segundo o promotor de Justiça, exames indicaram que ela teve deslocamento de placenta.

 

Assim como no caso da criança de São Mateus, que engravidou após ser estuprada pelo tio, ela tem direito ao aborto legal.

 

De acordo com a Polícia Civil, o caso segue sob investigação e outras informações não serão divulgadas durante as investigações.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi procurada e informou que processos relacionados a menores vítimas de estupro no estado tramitam sob sigilo e nenhuma informação pode ser divulgada.

 

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) também disse que processos envolvendo menores de idade tramitam em segredo de Justiça.

 

Nota do advogado da família da criança

 

"A família da menor e vítima dos fatos narrados pela imprensa informa que não repassou qualquer informação do caso a terceiros e que somente o ministério público do local e a polícia civil tem conhecimento do caso que deve por lei ser seguido sob extremo sigilo.

 

É importante esclarecer que o caso está sendo investigado e existem informações repassadas não condizentes com o depoimento da menor, que afirmou a prática do fato por apenas um indivíduo.

 

Informa ainda que não foi adotada nenhuma medida legal quanto à interrupção da gravidez ocasionada pelo crime, e que a vítima sequer foi submetida à atendimento médico por profissional ginecologista/obstetra até o presente momento.

 

A vítima se encontra com familiares em um ambiente seguro com toda a atenção, cuidado e carinho que a situação requer.

 

Neste momento difícil a família pede o respeito e a compreensão de todos pois o crime envolve uma criança, e que pela delicadeza do caso é um assunto que deve ser tratado em privacidade."

 

Estupro de vulnerável e aborto

 

Pela legislação brasileira, a gravidez decorrente de estupro é um dos casos em que o aborto é permitido.

 

No caso de menores de 14 anos, o estupro é presumido pela lei, independentemente do consentimento da criança ou do adolescente para o ato sexual ou conduta libidinosa.

 

O crime está previsto no artigo 217-A do Código Penal e prevê pena de 8 a 15 anos de prisão para quem faz sexo com menores de 14 anos.

 

O aborto também é autorizado em caso de risco de vida à gestante ou quando constatada anencefalia do feto.

 

Nesta sexta, uma portaria do Ministério da Saúde que altera o procedimento padrão a ser adotado por médicos e profissionais de saúde ao atender mulheres que queiram abortar após engravidarem de um estupro foi publicada no “Diário Oficial da União”.

 

A portaria traz novas exigências, incluindo a oferta para que a gestante veja imagens do feto, em ultrassonografia, e a submissão da vítima a um extenso questionário sobre o estupro.

 

A equipe médica também deverá comunicado o caso à autoridade policial, independentemente da vontade da vítima de registrar queixa ou identificar o agressor. No termo de consentimento, a gestante terá que relatar, com pormenores, a violência sexual sofrida.

 

A portaria prevê, ainda, que a gestante será informada da previsão legal dos crimes de aborto e falsidade ideológica, caso não se comprove que ela foi vítima de violência sexual e/ou estupro.

 

Caso em São Mateus

 

Neste mês, um caso parecido repercutiu em todo o país. Uma menina de 10 anos, moradora de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, interrompeu a gestação após ser estuprada pelo tio.

 

Um exame de DNA confirmou que o suspeito cometeu os abusos.

 

O homem é réu pelo crime e está preso desde 18 de agosto. Se condenado, a pena pode chegar a 15 anos de prisão – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas