....
....
24/09/2020

PF encontra cartas com tom de despedida em cela onde Elias Maluco foi encontrado morto; laudo aponta enforcamento


Durante a inspeção na cela de Elias Pereira da Silva, conhecido como Elias Maluco, a Polícia Federal encontrou cartas de despedidas. O traficante foi encontrado morto no cárcere, na última terça-feira (22), na penitenciária federal de Catanduvas, no Paraná.

 

A morte do traficante está sob investigação da PF, que até o momento, tem um laudo preliminar que aponta suicídio. No documento diz que Elias morreu por enforcamento.

 

O delegado Daniel Martarelli disse que Elias pede perdão aos familiares nas cartas encontradas, conforme apuração do jornal Extra. No entanto, em nenhuma delas, ele fala em suicídio. Além disso, a PF vai analisar se foi realmente o traficante que escreveu as cartas.



 

Condenado há 28 anos e seis meses de prisão, em 2005, pela morte do jornalista Tim Lopes, o traficante estava sozinho na cela. Na unidade, os presos não tem contato com outros detentos.

 

“Não há um motivo, mas ele diz basicamente que não tem mais vontade de viver, pedindo perdão para a família. Diz que não é um ato de covardia, mas de coragem e se sentia pronto para realizar esse ato. Nas cartas não há nada que fale sobre motivação, ameaças. Eram cartas dirigidas a cada um dos familiares, e pedindo perdão, para que eles entendessem”, descreveu o delegado.

 

Martarelli aponta que pelas dados coletados até o momento, as informações apontam para um “caso típico de suicídio”. Apesar disso, a Polícia Federal ainda vai analisar o laudo pericial e as imagens das câmeras de segurança do local.

 

“A cela estava bem organizada. A cama estava arrumada. Ele havia recebido a refeição na hora do almoço e ingerido normalmente. Tudo organizado, os livros, as cartas. A toalha estava pendurada na parede que separa o local do banho. E ele estava pendurado no fundo da cela, com um lençol. Lá, a estrutura tem uns vão tapados com grades e foi onde ele fez o laço”, relatou Martarelli.

 

Outro ponto que deve ser considerado pela investigação é o depoimento dos agentes penitenciários, os quais foram ouvidos e disseram que o detento não dava nenhum indício de que cometeria o suicídio.

 

Apesar da hipótese mais provável de suicídio, agentes penitenciários ouvidos relataram que Elias Maluco não apresentava nenhum tipo de comportamento que indicava que ele estivesse disposto a cometer suicídio.

 

O corpo de Elias Maluco já foi liberado e deverá chegar ao Rio de Janeiro ainda nesta semana – Istoé.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas