....
....
24/09/2020

Você sabe o que é e para que serve o PIX, novo método de pagamento instantâneo do Banco Central?


Se você tem uma conta em banco provavelmente já recebeu alguma notificação de seu banco acerca do novo método de pagamento instantâneo do Banco Central, o PIX. Mas, você já sabe para quê ele serve?

 

Bem, o PIX é uma marca registrada pelo Banco Central, que é o nome dado a este novo sistema de pagamento instantâneo que permitirá pagamentos e transferências bancárias durante 24 horas por dia e 7 dias por semana, incluindo feriados. Além disso, o serviço será gratuito e ilimitado.



 

Assim, você poderá fazer transferências sem pagar por isso, além de pagar contas, incluindo tributos, a qualquer momento. Aqui, você pode estar se perguntando: isso já não existe? E o TED e DOC?

 

Então, o TED e o DOC são modos de transferência de dinheiro. Com o TED você pode transferir dinheiro de uma conta para outra e o prazo de compensação é de até 2 horas. Por sua vez, o DOC só compensa o dinheiro no dia seguinte ou no próximo dia único. O que esses dois métodos possuem em comum é que a maior parte dos bancos cobra taxas pelo uso desses serviços e nenhum deles é feito fora do horário comercial e de dias úteis.

 

O PIX, ao contrário, como já foi dito, não cobrará taxas para pessoas físicas (para pessoas jurídicas, poderão haver taxas, a depender do banco) e poderá ser realizado a qualquer momento, incluindo fins de semana e feriados. O mesmo valerá para o pagamento de contas através do sistema.

 

Outros benefícios do novo sistema é que assim que você pagar uma conta, receberá a confirmação de que o pagamento ocorreu e, caso tenha dado erro, também receberá um aviso. Nas transferências, quem recebe o dinheiro também receberá um aviso informando sobre a transação.

 

Por fim, será possível realizar pagamentos com QR Code, sem o uso da maquininha.

 

E como acontecerão os pagamentos?

 

As transferências e pagamentos serão feitos com a chave PIX, que serão o número do seu celular, CPF, e-mail ou um número aleatório gerado pelo sistema do Banco Central. Essas chaves serão cadastradas no aplicativo do seu banco.

 

Conteúdo produzido pelo Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos (para acessar o site do escritório, CLIQUE AQUI)

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas