....
....
10/11/2020

Agora é Lei: cobrança por perda de ticket de estacionamento é proibida nos estabelecimentos comerciais da Paraíba


O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, promulgou a Lei 11.807/2020, de autoria do deputado Ricardo Barbosa, que proíbe a cobrança por perda de ticket de estacionamento nos estabelecimentos comerciais do Estado. A Lei foi publicada na edição desta quinta-feira (5) do Diário Oficial do Estado (DOE).

 

De acordo com a Lei, “os estabelecimentos, sejam eles comerciais, de entretenimento ou de prestação de serviços, que oferecerem área própria ou terceirizada para estacionamentos são obrigados a registrarem o momento de entrada e saída dos veículos, desta forma, em caso de perda ou extravio do ticket de estacionamento, deverá ser cobrado do consumidor apenas o valor referente ao tempo de utilização do serviço”.



 

A Lei também proíbe a cobrança de multa ou qualquer outra penalidade devido à perda do ticket de estacionamento, no entanto, o condutor deverá, no momento de retirada do veículo, apresentar a documentação do mesmo, assim como sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Para o deputado Ricardo Barbosa, exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva revela prática vedada pelo Código de Defesa do Consumidor. O deputado lembrou que não havia norma expressa vedando a prática específica de cobrar do consumidor pela perda ou extravio do cartão de estacionamento. “A ausência dessa regulamentação tem levado vários casos para os corredores do Poder Judiciário, obrigando o consumidor a suportar todo o ônus do tempo do processo. Assim, amplia-se a proteção do consumidor e desafoga-se o Judiciário”, justificou o autor do projeto – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas