....
....
08/12/2020

Hospitais municipais do Rio estão lotados e não têm mais leitos de UTI para Covid-19; fila de espera chega a quase 500 pessoas


Os hospitais municipais da cidade do Rio estão lotados e não há mais vagas de UTI para Covid- 19. Todos os 288 leitos para casos graves que a prefeitura tem estão ocupados, de acordo com o último balanço. As poucas vagas que existem na rede pública da cidade estão em unidades do estado ou federais.

 

Enquanto isso, a fila de espera aumenta. Ao todo, 472 pessoas com Covid ou com suspeita da doença esperam um leito — 252 delas precisam de UTI.

 

Na noite de segunda-feira (7), 707 pacientes estavam internados com a doença em hospitais municipais.



 

Segundo a prefeitura, este é um cenário dinâmico e, a qualquer momento, um leito pode ser liberado. A prefeitura informou ainda que nos próximos 15 dias serão abertos 170 leitos de enfermaria no Hospital de Campanha e outros 50 leitos de UTI serão inaugurados.

 

Levando em consideração toda a rede SUS da capital, que inclui leitos municipais, estaduais e federais, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 92% e nos leitos de enfermaria, de 87%.

 

Na segunda, o estado do Rio chegou a 23.151 óbitos e 371.376 casos de Covid-19. Só na capital, são 144.641 casos e 13.594 mortes.

 

Morte após 12 dias à espera de leito

 

Também na segunda, o Bom Dia Rio mostrou o caso de Dilma Miranda. A paciente de 61 anos estava internada Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte, com um quadro grave de Covid e aguardava uma vaga de UTI.

 

Sem a vaga, a filha da paciente, Walquíria Miranda procurou a Defensoria Pública e entrou com uma ação na Justiça para garantir um leito de UTI para a mãe.

 

Na madrugada desta terça-feira, Dilma conseguiu a vaga, mas ela morreu logo depois de ser transferida para o Hospital Municipal Ronaldo Gazzola, em Acari, também na Zona Norte.

 

A filha disse que o hospital não informou sobre a transferência. Walquíria contou que foi até a unidade do Andaraí por volta da meia-noite e que a mãe já estava na ambulância.

 

Segundo ela, Dilma sofreu uma parada cardíaca ainda dentro da ambulância, que estava estacionada no Andaraí.

 

A equipe médica seguiu com a transferência e ela chegou ao Ronaldo Gazolla por volta de 1 hora e foi direto para a emergência. Lá, teria sofrido uma segunda parada cardíaca.

 

"Em nenhum momento o hospital me ligou para falar da transferência dela. Fiquei sabendo pelo Jornal Nacional. Dentro da ambulância foi quando ela teve a primeira parada cardíaca, dentro do Hospital do Andaraí. Chegamos no Ronaldo Gazolla e não levaram ela direto para o CTI. Nisso, eles ficaram 50 minutos com ela dentro da sala. Ela veio a falecer 1h53 da manhã. Eles falaram que ela teve duas paradas cardíacas, uma no Hospital do Andaraí, lá dentro, e outra no Hospital Ronaldo Gazolla", contou em vídeo a filha.

 

"A demora do leito do CTI, a demora de respostas, e no hospital não conseguir falar com o médico, isso foi inadmissível", completou a filha.

O atestado de óbito de Dilma informa que a causa da morte foi pneumonia por Covid-19 – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas