....
....
20/12/2020

Lá é diferente: Presidente do Chile é multado em R$ 17 mil por andar sem máscara em praia


O presidente do Chile, Sebastián Piñera, foi multado em $ 2,5 milhões de pesos (ou cerca de R$ 17 mil, na cotação atual) por andar sem máscara de proteção facial na praia, segundo informou a rede de TV local CNN Chile. A multa foi aplicada pela secretaria de Saúde da região de Valparaíso.

 

"Na resolução se estabelece uma multa de 50 UTM [Unidade Tributária Mensal], o que equivale a $ 2.551.450 pesos", disse a nota da secretaria.



 

Piñera foi flagrado no dia 5 de dezembro ao pousar para uma selfie ao lado de uma outra pessoa não identificada.

 

Após críticas, Piñera pediu desculpas, e um porta-voz do governo explicou que ele estava andando sozinho pela praia no balneário de Cachagua, no centro do país, onde tem uma casa, quando foi surpreendido pelo pedido da selfie.

 

O Chile tem regras rígidas que exigem o uso de máscaras em todos os locais públicos, inclusive ao ar livre, e as violações são puníveis com sanções que incluem multas consideráveis e até penas de prisão.

 

Na semana passada, as autoridades de saúde do Chile anunciaram um novo lockdown na capital Santiago, depois que o número de casos de coronavírus aumentou 18% na região. O ministro da Saúde, Enrique Paris, explicou que a medida, foi concebida para evitar uma quarentena total – UOL.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas