....
....
12/01/2021

Além de perda do olfato, Covid-19 pode provocar perda permanente do paladar, segundo médicos especialistas


Chamada de anosmia, a perda do olfato e do paladar é um sintoma comum da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. A condição atinge pelo menos 50% das pessoas contaminadas, mesmo aquelas que não apresentam sintomas graves.

 

E esse problema pode ser permanente para algumas pessoas, de acordo com médicos entrevistados pelo jornal norte-americano “The New York Times”. Segundo os especialistas, um número pequeno de pacientes relatou que ainda não recuperou esses sentidos, mesmo tendo sido curados da covid.



 

“Parece algo menor, mas quando alguém perde o olfato, a percepção do ambiente muda completamente”, disse Sandeep Robert Datta, professor-associado de neurobiologia da Escola de Medicina de Harvard Medical.

 

A longo prazo, a perda de olfato e paladar pode levar a problemas emocionais mais sérios, como depressão, isolamento e ansiedade. Para reverter essa condição, os médicos estão apostando em tratamentos nos quais as pessoas reaprendem a sentir os aromas – Menu.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas