....
....
14/01/2021

Número de agrotóxicos registrados em 2020 é o mais alto da série histórica, desde o início da certificação, há 20 anos


O Brasil aprovou o registro de 493 agrotóxicos em 2020, sendo a maioria produtos genéricos, isto é, que se baseiam em outros existentes. É o maior número documentado pelo Ministério da Agricultura, que compila esses dados desde 2000.

 

O volume é 4% superior ao de 2019, quando foram liberados 474 pesticidas — um recorde até então. Os registros vêm ano a ano no país desde 2016.



 

Segundo divulgou o ministério nesta quinta-feira (14), foram liberados:

 

- 18 pesticidas inéditos (3,6% do total), sendo 5 princípios ativos novos e 13 produtos finais (que foram para as lojas) baseados nesses ingredientes;

- 475 genéricos (96,3%), que são "cópias" de princípios ativos inéditos — que podem ser feitas quando caem as patentes — ou produtos finais baseados em ingredientes já existentes no mercado.

 

Produtos técnicos inéditos

 

Segundo o Ministério, foram registrados 172 produtos técnicos, que são usados pela indústria para produzir agrotóxicos. Cinco deles são inéditos:

 

Dinotefuram: inseticida usado para o controle de pragas de diversas culturas, como o percevejo na soja. O produto é considerado "extremamente tóxico" para uso industrial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, nos produtos liberados para uso do agricultores até agora, a classificação toxicológica é mais baixa, sendo considerado como "improvável de causar dano agudo";

Piroxasulfone: herbicida usado para o controle químico de gramíneas em soja;

Tolfenpirade: inseticida e herbicida usado para o controle de pragas que sugam a seiva da planta;

Tiencarbazona: herbicida usado em culturas como milho, trigo, grama e plantas ornamentais;

Fenpirazamina: é um fungicida que pode ser utilizado em culturas de feijão e soja.

 

Novo método de divulgação

 

O governo alterou a forma de divulgação do registro de agrotóxicos em 2019. Até então, o ministério anunciava a aprovação dos pesticidas para a indústria e para os agricultores no mesmo ato dentro do "Diário Oficial da União".

 

A sistema passou a levar em conta a aprovação dos dois tipos de agrotóxicos: os que vão para indústria e os que vão para os agricultores.

 

O Ministério da Agricultura explicou que a publicação separada de produtos formulados (para os agricultores) e técnicos (para as indústrias) tem como objetivo "dar mais transparência sobre a finalidade de cada produto".

 

"Assim, será mais fácil para a sociedade identificar quais produtos efetivamente ficarão à disposição dos agricultores e quais terão a autorização apenas para uso industrial como componentes na fabricação dos defensivos agrícolas", completou o ministério, na época.

 

Como funciona o registro

 

O aval para um novo agrotóxico no país passa por 3 órgãos reguladores:

 

- Anvisa, que avalia os riscos à saúde;

- Ibama, que analisa os perigos ambientais;

- Ministério da Agricultura, que analisa se ele é eficaz para matar pragas e doenças no campo. É a pasta que formaliza o registro, desde que o produto tenha sido aprovado por todos os órgãos.

 

Tipos de registros de agrotóxicos:

 

-Produto técnico: princípio ativo novo; não comercializado, vai na composição de produtos que serão vendidos.

- Produto técnico equivalente: "cópias" de princípios ativos inéditos, que podem ser feitas quando caem as patentes e vão ser usadas na formulação de produtos comerciais. É comum as empresas registrarem um mesmo princípio ativo várias vezes, para poder fabricar venenos específicos para plantações diferentes, por exemplo;

- Produto formulado: é o produto final, aquilo que chega para o agricultor;

- Produto formulado equivalente: produto final "genérico" – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas