....
....
22/01/2021

Lula testa positivo para Covid-19 durante viagem a Cuba: “Presidente está bem”, diz ex-ministro Alexandre Padilha


Em nota divulgada pelas redes sociais, a assessoria de Luiz Inácio Lula da Silva informou que o ex-presidente testou positivo para a covid-19. Ele estava em viagem a Cuba – para participar das gravações de um documentário sobre a América Latina, dirigido pelo cineasta norte-americano Oliver Stone. E retornou nesta quinta-feira (20). “Amigas e amigos, o presidente Lula está bem. Tenho acompanhado o caso dele, e de toda a delegação, de perto, desde que foram diagnosticados com Covid-19, em Cuba”, publicou o ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha, no Twitter.

 

O parlamentar monitorou o quadro de Lula do Brasil em conversas diárias com o ex-presidente e os médicos que acompanhavam o grupo. Segundo a assessoria de Lula, sua comitiva seguiu as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para covid-19 em viagens internacionais. Foram feitos exames de diagnóstico no Brasil, antes de viajar, e na data da chegada a Cuba, em 21 de dezembro. O teste de RT-PCR deu negativo, mas foi repetido dia 26 de dezembro e apontou positivo para o vírus, tanto para o ex-presidente como vários membros da equipe.



 

“Todos os nove membros da comitiva, exceto a jornalista Nicole Briones, tiveram diagnóstico positivo ao longo do monitoramento com RT-PCR. Todos permaneceram em isolamento sob vigilância sanitária, de acordo com diagnóstico. E respeitando os protocolos do sistema de saúde cubano”, diz anota. Lula decidiu comunicar a doença apenas na chegada ao Brasil, “para preservar sua família e demais infectados”.

 

Sistema de saúde

Padilha elogiou o sistema de saúde de Cuba. “Um sistema público, gratuito e de qualidade, também faz toda diferença. Lula quer ser vacinado o quanto antes e aguardará sua vez na fila de vacinação do SUS. Como disse o presidente, é a vacina e a ciência quem poderá nos livrar da Covid-19”, afirmou na rede social. “Se cuidem, lavem as mãos e usem máscara”, acrescentou.

 

Segundo a colunista Mônica Bergamo, após o diagnóstico, Lula foi submetido a uma tomografia. O exame acusou lesões pulmonares “compatíveis com Covid-19”. Porém, ele não apresentava sintomas e foi encaminhado para uma casa com os outros membros da equipe testaram positivo. Apenas o jornalista Fernando Morais foi para o hospital – Rede Brasil Atual.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas