....
....
02/04/2021

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Rostand Paraíba volta a defender tratamento pelo SUS em Campina


O vereador Rostand Paraíba (PP) voltou a defender nesta sexta-feira (02), quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que Campina Grande tenha um tratamento adequado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Segundo Rostand, centenas de famílias campinenses estão, hoje, sem poder contar com tratamento especializado de forma gratuita, considerando que a rede municipal de saúde, mesmo tendo avançado muito nos últimos anos, ainda não consegue atender a toda a demanda, pois o número de diagnósticos de autismo vem crescendo de forma preocupante em todo o planeta.



 

“Campina Grande tem locais que atendem os autistas, a exemplo do CAPSi, mas como a demanda é muito grande, fica complicado atender todo mundo. Na rede privada o atendimento é muito caro e acaba por inviabilizar o tratamento para muitas famílias. Por isso essa nossa preocupação”, afirmou o parlamentar.

 

Rostand propôs a formação de uma comissão de vereadores para discutir assunto. Pai de Riana, que tem autismo, ele disse que entende as preocupações de familiares de pessoas com o transtorno e as dificuldades que eles tem de encontrar tratamento adequado. Segundo Rostand, os autistas precisam de tratamento especializado, individualizado e multidisciplinar, o que acaba gerando dificuldades para que ele possa ser disponibilizado a famílias que não tem condições financeiras de custear as terapias.

 

O parlamentar confirmou que o assunto será tratado por ele e pelos demais membros da comissão com o prefeito Bruno Cunha Lima, outro defensor da causa autista. “Vamos sentar com o prefeito Bruno para que o SUS campinense ofereça esse tratamento e tenho absoluta certeza de que o prefeito, um entendedor das necessidades dos autistas, irá acolher essa nossa sugestão prontamente”, afirmou Rostand.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas