....
....
25/04/2021

Fechada há 9 anos pela Prefeitura de Campina Grande, Cozinha Comunitária é reaberta por movimentos populares


Desde a última segunda-feira, dia 19, diversos movimentos sociais e populares ocuparam a extinta Cozinha Comunitária do Jeremias para servir refeições gratuitamente à população carente e de baixa renda da região.


A iniciativa é do “Comitê Sindical e Popular contra a Fome” que tem como objetivo que a Prefeitura de Campina Grande reabra todas as Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares da Cidade e garanta a população que está passando fome refeições diárias a baixo custo ou gratuitamente.



 

Sob o lema “Vacina no Braço e Comida o Prato”, a ação é um modelo de auto-organização formado por Agentes Populares de Saúde, onde foi realizado o cadastramento das famílias e em três dias foram servidas 1355 refeições, custeadas com recursos próprios das instituições que compõem o Comitê, sem nenhuma contribuição do poder público, nem empresarial.



 

 O Comitê Sindical e Popular Contra a Fome é formado por instituições, sindicatos, movimentos sociais e estudantis. Fazem parte: Sintab, Andes, Aduepb, Adufcg, Sintef-PB, MST, Levante Popular da Juventude e Correnteza. Somaram-se à luta os mandatos dos vereadores Anderson Pila (Podemos), Jô Oliveira (PC do B) e Dona Fátima (Podemos).



 

As Cozinhas Comunitárias de Campina Grande eram um programa municipal que atendia a população servindo café-da-manhã, almoço e jantar. Foram criadas 9 Cozinhas Comunitárias e 3 Restaurantes Populares, todos mantidos pela Prefeitura e que atendiam principalmente a população mais pobre da cidade, garantindo pelo menos uma refeição diária a custo de 1 real.



 

Contudo, há 9 anos todas as Cozinhas e Restaurantes foram fechados pela gestão municipal. No atual contexto de pandemia e crise econômica, com o aumento do desemprego e da fome, os movimentos populares e sociais perceberam a negligência dos poderes públicos e decidiram intervir por conta própria.

 

Para mais informações de como ajudar e apoiar a luta contra fome, entre em contato com o Comitê Sindical e Popular através do número (83) 9-8877-3222 – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas