....
....

20/07/2021

Ministro da Saúde nomeia médica defensora da cloroquina para direção de Hospital Federal no Rio de Janeiro


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nomeou a médica Mara Regina Cordeiro Pezzino para a direção do Hospital Federal de Ipanema, localizado na zona sul do Rio de Janeiro, que é vinculado ao Ministério da Saúde. A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira (20) no Diário Oficial da União.

 

A médica é defensora da cloroquina para tratamento da Covid-19. O medicamento, porém, não tem eficácia comprovada para tratamento da doença.



Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

A ineficácia contra a Covid-19 vem sendo alertada desde o início da pandemia pela Organização Mundial da Saúde – OMS e por cientistas do mundo inteiro. Porém, só na semana passada, mais de um ano e meio após o início da pandemia, é que o Ministério da Saúde do Brasil reconheceu que a cloroquina e a hidroxicloroquina não tem eficácia comprovada contra a doença, em documento enviado pela pasta à CPI da Covid no Senado Federal.

 

Esse reconhecimento, porém, veio após muita insistência por parte do presidente Jair Bolsonaro em defender a cloroquina, inclusive com o incentivo à ampliação na produção do medicamento, com dinheiro público, para distribuição em todo o país, fato que gerou investigação por parte da CPI da Covid no Senado.

 

A médica Mara Regina é signatária de um documento publicado no ano passado intitulado “Manifesto em defesa da Vida e do tratamento pré-hospitalar da Covid”, que defende o uso de cloroquina no combate à Covid-19.

 

Órgãos de imprensa como o portal G1 e a rádio CBN tentaram entrar em contato com a médica, com o hospital e com o próprio Ministério da Saúde para comentar o assunto, mas não obtiveram resposta.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas