....
....
16/09/2021

Paraíba aplica dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para mais de 270 mil idosos acima de 70 anos


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta quarta-feira (15), a distribuição de 52.068 doses de vacina da Pfizer para realizar a dose de reforço na população acima de 70 anos. As vacinas foram encaminhadas para os 223 municípios paraibanos. A estimativa do público para dose de reforço é de 277.846 pessoas, entre idosos e imunossuprimidos.

 

A distribuição das vacinas para reforço leva em consideração a Resolução CIB nº 167, aprovada na terça-feira (14), que determina o uso de 50% das doses 1 (D1) Pfizer, que cheguem dentro da estimativa da população maior de 18 anos, para distribuição da dose de reforço a partir da 50ª pauta. Para o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, a medida se faz oportuna para que população mais vulnerável ao vírus seja protegida com uma dose extra da vacina.



Foto: Ilustração/Pixabay

 

“Vamos realizar esta dose de reforço conforme previsto no Plano Nacional de Imunização, que determina a aplicação na população idosa acima de 70, desde que tenha completado o esquema vacinal há 6 meses, seja com a segunda dose ou com dose única. A medida visa proteger a parcela da população que pode ter a forma mais agravada do vírus, mesmo com o esquema vacinal completo”, ressalta.

 

A dose de reforço deve ser aplicada com imunizante da Pfizer, independente das vacinas utilizadas anteriormente, sendo possível a intercambialidade entre os laboratórios Astrazeneca, Coronavac e Janssen. Estão enquadrados neste grupo prioritário:

 

1) Todos os idosos acima de 70 anos – o reforço deverá ser administrado 6 meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado.

 

2) Pessoas com alto grau de imunossupressão: I - Imunodeficiência primária grave; II - Quimioterapia para câncer; III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas; (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200céls/mm3; V - Uso de corticóides em doses 20 mg/dia de predinisona, ou equivalente, por 14 dias; VI - uso de drogas modificadoras da resposta imune (Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, biológicos em geral e inibidores da JAK).

 

3) Indivíduos com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas