....
....
29/09/2021

Procuradoria Geral da República decide apurar o que seria ameaça do ministro da Defesa às eleições de 2022


O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou a abertura de uma apuração preliminar para avaliar suposta ameaça do ministro da Defesa, Braga Netto, às eleições de 2022.

 

Em julho, o jornal "O Estado de S. Paulo" afirmou que Braga Netto teria enviado um recado por interlocutores ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ameaçando cancelar as eleições 2022 se a PEC do voto impresso não fosse aprovada -- a Câmara rejeitou a proposta.



Foto: Alan Santos/PR

 

Quando a reportagem foi publicada, Braga Netto negou ter feito ameaça, chamou o conteúdo de "desinformação que gera instabilidade" e declarou que as Forças Armadas são comprometidas com a manutenção da democracia (leia detalhes mais abaixo).

 

O ministro disse, contudo, ser "legítima" a discussão sobre o voto impresso, já julgado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

 

Repercussão

 

Parlamentares acionaram o Supremo pedindo que as supostas ameaças de Braga Netto sejam apuradas, diante do risco para a estabilidade democrática para o país. Há pedidos para que o ministro da Defesa responda por crimes previstos na Lei de Segurança Nacional e por crime de responsabilidade.

 

Relator do caso, o ministro Gilmar Mendes determinou que a PGR se manifestasse sobre os pedidos dos parlamentares.

 

Em manifestação ao STF, Aras informou que há uma apuração preliminar aberta para apurar os fatos envolvendo Braga Netto e questões conexas e que, se surgirem indícios, pode pedir uma investigação formal contra o ministro.

 

O que diz Braga Netto

 

Após a publicação da reportagem, Braga Netto emitiu nota em que chamou o texto de "desinformação que gera instabilidade" e disse que não conversa com presidentes de poderes "por meio de interlocutores".

 

"Foi publicada uma reportagem na imprensa que atribui a mim mensagens tentando criar uma narrativa sobre ameaças feitas por interlocutores a presidente de outro poder. O ministro da Defesa não se comunica com os presidentes dos poderes por meio de interlocutores. Trata-se de mais uma desinformação que gera instabilidade entre os poderes da República em um momento que exige a união nacional", afirmou na ocasião.

 

Ainda segundo Braga Netto, o Ministério da Defesa reitera que as Forças Armadas "atuam sempre e sempre atuarão dentro dos limites previstos na Constituição".

 

"A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições nacionais, regulares e permanentes, comprometidas com a sociedade, com a estabilidade institucional do país e com a manutenção da democracia e da liberdade do povo brasileiro", afirmou – g1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas