....
....
09/10/2021

Preços de alimentos e combustíveis disparam no Brasil e inflação de setembro já é a maior dos últimos 27 anos


O dragão da inflação está mais uma vez bafejando no pescoço dos brasileiros. Em setembro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 10,25% em 12 meses, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (8) pelo IBGE. É a primeira vez que isso acontece desde fevereiro de 2016.

 

Essa alta é mais visível nos supermercados e nos postos de gasolina: a maior parte dos 50 itens que mais subiram desde setembro de 2020 é encontrada nesses estabelecimentos.



Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

 

Embora alguns dos itens que mais subiram tenham influência menor no bolso – como o 'campeão' de alta, o pimentão, cujo preço quase dobrou – também estão na lista das maiores altas produtos que pesam nas contas: a gasolina, com alta de quase 40%; o gás de cozinha, que ficou quase 35% mais caro; e as carnes em geral, que subiram até 37%.

 

A inflação para o mês de setembro deste ano atingiu, em 30 dias, 1,16%. É o maior índice desde 1994, ano da criação do real. Nos últimos 12 meses o índice inflacionário chegou a 10,25%. Com informações do g1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas