....
....
17/10/2021

Câmara de Campina entrega de Medalha de Honra ao Mérito ao Nutes da UEPB e Certbio da UFCG por trabalho na pandemia


Atendendo propositura da vereadora Maria de Fátima Melo Silva (Dona Fátima), do Podemos, a Câmara Municipal de Campina Grande realizou na última sexta-feira (15) uma Sessão Especial para entrega da Medalha de Honra ao Mérito ao Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); e ao Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO), da Universidade Federal de Campina Grande, pelos projetos desenvolvidos durante a pandemia.

 

A sessão, realizada no dia do Professor, reuniu, além dos vereadores, pesquisadores das duas instituições e familiares dos homenageados. Autora da Propositura, aprovada por unanimidade, Dona Fátima fez um discurso para destacar a importância da homenagem e enaltecer os cientistas e pesquisadores da Rainha da Borborema.



Foto: Divulgação/Assessoria

 

Capacete para evitar intubação, ventilador pulmonar mecânico, máscara cirúrgica biodegradável, máscara de proteção, dispositivo de videolaringoscopia em impressão 3D, que pode evitar o óbito, protetores faciais, são algumas das invenções desenvolvidas pelo órgão.

 

Em seu pronunciamento, ela lembrou que a pandemia da Covid-19 impôs grandes desafios à saúde pública e, especialmente, às instituições de ensino superior, que tiveram que se reinventar para superar a crise sanitária provocada pelo vírus.

 

A Medalha de Honra ao Mérito, conforme destacou a parlamentar, é um reconhecimento e valorização aos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores dos dois órgãos para auxiliar os profissionais de saúde da Paraíba no enfrentamento da pandemia da Covid19 e ajudar os pacientes no tratamento da doença.

 

Ela enfatizou que os pesquisadores e cientistas do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde e do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste  realizaram um trabalho extraordinário e de excelência durante a pandemia, o que ajudou a salvar vidas, refletindo o potencial de Campina Grande como polo tecnológico.

 

"Em meio a essa batalha pela vida, os pesquisadores da Paraíba recorreram à ciência e à tecnologia para desenvolver várias ideias voltadas à proteção dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia e auxiliar no tratamento" destacou. Ela lembrou que somente o NUTES desenvolveu 9 projetos ligados diretamente ao combate ao vírus, usando a ciência, a engenharia, a tecnologia e a inteligência para amenizar os dados da crise sanitária.

 

Em relação ao Certbio, a equipe de pesquisadores chefiados pelo professor Marcus Vinícius Lia Fook desenvolveu vários projetos, com destaque para uma Máscara Cirúrgica utilizando um material capaz de reter o vírus da covid-19 e matá-lo. A máscara é descartável, mas tem durabilidade segura de até 24 horas seguidas de uso. Como é sabido, além da vacina, a máscara ainda é o meio mais eficaz para conter o coronavírus.



Foto: Divulgação/Assessoria

 

Para a vereadora, trata-se de um reconhecimento da importância de nossos cientistas, do potencial de nossas universidades e do valor das invenções desenvolvidas para salvar vidas durante a pandemia da Covid-19. Após o pronunciamento, Dona Fátima assumiu a condução dos trabalhos, sendo secretariada pela vereadora Jô Oliveira. Alguns vereadores presentes na sessão, a exemplo do presidente da Casa, o vereador Marinaldo Cardoso, destacaram a importância da iniciativa.

 

Na Tribuna, o coordenador Geral do Nutes, professor Misael Morais, fez um discurso emocionante e agradeceu a sensibilidade da vereadora em enxergar a importância dos projetos desenvolvidos na UEPB nesta pandemia. Ele também fez um relato dos trabalhos desenvolvidos pelo Nutes na área de tecnologia.

 

"Feliz e agradecido pelo reconhecimento, por meio da propositura da vereadora Dona Fátima. Isso nos motiva ainda mais para o Nutes continuar trabalhando para impactar, de forma positiva, na vida das pessoas, unindo tecnologia e saúde. Isso motiva ainda mais o Nutes a continuar", comentou o professor Misael Morais.

 

O diretor do Cerbio, professor Marcos Vinicius Lia Fook, também agradeceu à vereadora pela iniciativa e fez uma breve apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório da UFCG. Outros professores também fizeram uso da tribuna, a exemplo do professor Mário Eduardo Moreira Cavalcanti Mata, vice-Reitor da UFCG.

 

"Ficamos muito felizes e agradecidos. Um gesto como este nos motiva muito. Agradecemos à vereadora. Uma homenagem como essa aumenta a nossa responsabilidade. Saímos com o compromisso renovado de procurar fazer melhor", disse o professor Marcos.

 

A Medalha de Honra ao Mérito foi entregue pela vereadora Dona Fátima ao professor Misael Elias de Morais, pelo NUTES; e a Marcos Vinícius do Certbio. Foram entregues ainda certificados aos pesquisadores Ketinlly Yasmyne Nascimento Martins, Coordenadora do Laboratório de tecnologia 3D do NUTES; e Eduardo Jorge Valadares Oliveira, Coordenador da Unidade Médicos (UFDM) também do Núcleo; e Taynah Pereira Galdino, Raid Icaro Rached Farias e  Kleilton Oliveira Santos, pesquisadores do Cerbio.

 

Após a sessão, os pesquisadores dos dois órgãos disseram que a homenagem serviu como motivação para continuarem firmes trabalhando em projetos voltados para o bem da população, utilizando a ciência e a tecnologia – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas