....
....
24/10/2021

Vereadora Dona Fátima lamenta falta de medicamentos e exames nas UBSs de Campina Grande e cobra ações da Secretaria de Saúde


Como integrante da Comissão de Saúde e Bem Estar Social da Câmara Municipal de Campina Grande, a vereadora Maria de Fátima Melo Silva, (Dona Fátima) do PODEMOS, lamentou a constante falta de medicamentos e a ausência de marcação de exames nas unidades básicas e postos de saúde do município.

 

Integrante da bancada de oposição na CMCG, Dona Fátima garantiu que não pretende apontar culpados, mas encontrar solução para um problema que afeta a população, principalmente as pessoas mais carentes, que sofrem com a falta de uma assistência de saúde decente.



Foto: Divulgação/Assessoria

 

Ela revelou que tem recebido todos os dias inúmeros telefonemas de pessoas reclamando das condições precárias de algumas unidades de saúde, e da falta de medicamentos,

 

"Todos os dias eu recebo telefonemas de pessoas reivindicando medicação, exame de sangue. Isso me entristece, porque eu acho que o prefeito tem que ter um olhar voltado para aqueles que mais precisam" observou.

 

Atendendo apelo da população, Dona Fátima visitou pessoalmente algumas unidades de saúde de Campina Grande, a exemplo da Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF)   do Jeremias, e Posto de Saúde Wilson Furtado em Vila Cabral de Santa Terezinha. Ela disse que saiu estarrecida com a situação em que essas unidades de saúde se encontram. Algumas UBS estão funcionando de forma precária.

 

No Posto de Saúde Wilson Furtado, a realidade estrutural da unidade é preocupante. Algumas paredes apresentam rachaduras, e alguns espaços não estão apropriados para um atendimento digno. Até o depósito jogar lixo, foi improvisado em um lugar inadequado. Na farmácia, falta gases,  soro e medicamentos, inclusive, os remédios de uso contínuo.

 

"Eu sai muito triste do posto, com muitas pessoas chorando por não ter o seu remédio em mãos.A reclamação da comunidade sobre a falta de remédios, principalmente destes controlados, é constante. Para agravar mais a situação, fui informada que o posto não está conseguindo marcar consultas, sob alegação que faltam vagas nos hospitais da cidade", relatou.

 

Durante a visita, Dona Fátima comunicou a equipe que já solicitou  via Requerimento na CMCG, uma ampla reforma no posto médico de Vila Cabral.

 

"Percebi a forma dedicada, comprometida e competente de todos os profissionais do posto. Toda equipe é muito esforrçada e raliza um bom e louvável trabalho na comunidade" observou.

 

O mais preocupante, é que situação semelhante acontece em outros PSFs do nosso município. Por isso, como integrante da Comissão de Saúde, decidiu levar ao Plenário da Câmara Municipal.

 

Dona Fátima adiantou que pretende marcar uma reunião com o Secretário de Saúde do município, o  médico Gilney Porto , na tentativa de resolver parte do problema. Ela disse que conhece a acredita no trabalho e na competência do  Secretário Municipal de Saúde, e nesse sentido, tem a certeza que ele não ficará sensível ao pleito – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas