....
....
27/10/2021

Instituto Nacional do Semiárido e UEPB realizam debate reunindo pesquisadores do Brasil e de Portugal


Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Regional. Foi com esta temática que no último dia 25 aconteceu um debate promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-UEPB) e o Núcleo de Inovação do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), com transmissão feita pelo Canal Rede UEPB.

 

O evento deu início ao Ciclo de Debates articulado pelo Núcleo de Inovação, por meio do Projeto de Pesquisa Gestão da Inovação Tecnológica: Construindo as Bases para o Empreendedorismo Científico no Instituto Nacional do Semiárido (INSA), tendo como responsável a Pesquisadora Andreia Ponciano de Moraes Joffily.

 

A ideia é promover debates sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Regional envolvendo diversas Instituições de Pesquisa do Brasil e do exterior e, assim, poder ampliar as parcerias em prol do Semiárido brasileiro.

 

Para a Dra. Andrea Azevêdo, Pesquisadora Bolsista do Instituto Nacional do Semiárido e Pós-doutoranda da TecMinho, Universidade do Minho, Portugal, e uma das organizadoras do evento “a pesquisa e a inovação no Semiárido exigem a observação da realidade e partir das características socioeconômicas, culturais, entre outras; das condições climáticas; das necessidades urgentes da população, dos limites temporais; das suas singularidades, e, principalmente, das potencialidades da região, como fundamentais para o desenvolvimento da região.”

 

Ainda de acordo com a Pesquisadora, “as tecnologias e inovações para serem bem sucedidas precisam cumprir um rito de diálogo entre os sujeitos que atuam no Semiárido, e também uma ação do poder executivo no fortalecimento das iniciativas já em curso na região e na garantia e ampliação de recursos públicos para o funcionamento das instituições de pesquisa. Requer ainda das casas legislativas a criação e atualização de marcos regulatórios favoráveis ao desenvolvimento de pesquisas, tecnologias e a inovações no Semiárido”.

 

Na visão do Mediador do Debate o Professor Dr. Cidoval Morais de Sousa, “para os Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da UEPB, é muito importante participar desse Projeto que nasce originalmente por uma Pesquisa do Instituto Nacional do Semiárido, que é Coordenado pela Pesquisadora Andreia Ponciano de Moraes Joffily”. O Professor Cidoval diz que a importância se dá “considerando que tanto a inovação quanto a questão da propriedade intelectual estão contemplados nos objetos de pesquisa, nas linhas de pesquisas do PPGDR, como a de Ciência Tecnologia e Inovação” e acrescenta: “esperamos que essa interlocução entre Pesquisadores dessas importantes instituições, INSA de um lado e UEPB de outro, possam produzir muitos e bons frutos”.

 

A Pesquisadora Andreia Ponciano disse que o evento foi um movimento no sentido de “jogar luz em temas tão importantes” e, nome do Instituto Nacional do Semiárido, parabenizou os palestrantes pelas brilhantes apresentações, pelo “debate de alto nível”, e todos os participantes por acreditar que “todos são peças chave no processo de construção de uma cultura de inovação e disseminação dessa cultura de inovação”. Andreia tem convicção de que é “com a participação de todos” que é possível crescer nesta temática e assim poder contribuir de maneira que impacte positivamente nas políticas públicas do Brasil e, especialmente, aquelas destinadas à Região semiárida.

 

Tanto a Pesquisadora Ma. Andreia Ponciano, responsável pelo Núcleo de Inovação do INSA, quanto a Professora Dra. Ângela Cavalcanti, Coordenadora do MDR-UEPB, reconhecem que o diálogo plural além de trazer conhecimento e múltiplas formas de olhar para as questões relacionadas à ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento regional, também fortalece as instituições e criam lastros para a realização de importantes ações por meio de parcerias.

 

O Debate contou com a participação de Dr. Helder Filipe da Cunha Soutinho, Diretor da TecMinho - Universidade do Minho, Portugal; Professor Dr. Antonio Filgueira Galvão, Consultor da Gestão Assessoria e Consultoria, ex-analista do CNPQ e ex-dretor CGEE;  Dra. Andrea Carla de Azevêdo, Pesquisadora Bolsista do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e Pós-Doutoranda da TecMinho, Universidade do Minho, Portugal,  Professor Dr. Rogério Leandro Lima da Silveira,  Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (UNISC), Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul e do Professor Dr. João Ademar de Andrade Lima, Pesquisador Bolsista  do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e teve como Mediador o Professor Dr. Cidoval Morais de Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB – Assessoria.



Veja abaixo a lista dos participantes do evento:



Dra. Andrea Carla de Azevêdo

Pesquisadora Bolsista do Instituto Nacional do Semiárido ( INSA ) e Pós-Doutoranda da TecMinho, Universidade do Minho, UMINHO – Portugal



Dr. Helder Filipe da Cunha Soutinho

Diretor da TecMinho – Universidade do Minho (UMINHO) Portugal



Dr. Antonio Filgueira Galvão 

Consultor da Gama Assessoria e Consultoria

Ex-analista CNPq e ex- diretor CGEE



Professor Dr. João Ademar de Andrade Lima

Pesquisador Bolsista  do Instituto Nacional do Semiárido (INSA)



Professor Dr. Rogério Leandro Lima da Silveira

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UNISC, Santa Cruz do Sul- Rio Grande do Sul



Mediador do Evento Professor Dr.  Cidoval Morais de Sousa

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB



Autora do Projeto de Pesquisa  - Pesquisadora Ma. Ponciano de Moraes Joffily

Responsável pelo Núcleo de Inovação do INSA



Professora Dra. Ângela Cavalcanti

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas