....
....
04/11/2021

Confederação Nacional da Indústria prevê 166 mil demissões até o final deste ano, com alta da energia elétrica


A Confederação Nacional da Indústria – CNI está prevendo a perda de aproximadamente 166 mil empregos até o final deste ano, em relação à quantidade de pessoas ocupadas entre abril e junho de 2021. O motivo, de acordo com o órgão, é o aumento no preço da energia elétrica no Brasil.

 

O estudo da CNI afirma que o aumento na energia elétrica, em parte pela crise hídrica do país, terá um impacto direto no aumento dos custos de produção, com reflexos na atividade econômica do Brasil em 2021 e 2022, e com os seus efeitos se espalhando para o mercado de trabalho e o consumo das famílias, afirma o portal g1, com informações da Agência Reuters.



Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

A CNI estima que o custo mais alto da energia elétrica resultará em perda de R$ 8,2 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, a preços de 2020, em comparação com o que ocorreria sem a crise energética, o que equivale a uma variação negativa de 0,11%; para 2022, o impacto deve ser de R$ 14,2 bilhões a preços de 2020, ou impacto negativo de 0,19%.

 

“O alto custo dos impostos e dos encargos setoriais e os erros regulatórios tornaram a energia elétrica paga pela indústria uma das mais caras do mundo, o que nos preocupa muito, pois a energia elétrica é um dos principais insumos da indústria brasileira", afirmou Braga de Andrade. "Essa elevação do custo de geração de energia é repassada aos consumidores, com impactos bastante negativos sobre a economia”, disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, em nota.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas