....
....
23/11/2021

Tarifa social de energia: saiba se você pode ter desconto na conta de luz e como fazer para solicitar


A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), benefício oferecido pelo governo federal, passará a atender mais famílias em 2022. A tarifa pode ser pedida por famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou no programa do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com o TSEE, o consumidor tem direito a descontos que podem chegar a 65% na conta de luz.

 

Atualmente, 12,2 milhões de famílias são beneficiadas com a Tarifa Social, solicitado pelos clientes à concessionária de energia, no entanto, a partir de janeiro de 2022, a inclusão passará a ser automática para quem já está no Cadastro Único ou recebe o BPC. Ou seja, os consumidores não precisarão procurar as distribuidoras para requerer o desconto na conta de luz.



Foto: Ilustração/Pixabay

 

Segundo o governo, entre as justificativas para que o cadastro no benefício seja automático a partir do ano que vem estão que os beneficiários não estariam sendo informados de forma adequada sobre seu direito ou não estariam sendo capazes de apresentar toda a documentação exigida para a comprovação.

 

Quem tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica

 

- Famílias inscritas no Cadastro Único com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 550);

- Idosos com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);

- Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários mínimos (R$ 3.300), que tenham no domicílio portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

 

Para saber a renda per capita, é preciso somar todos os rendimentos recebidos pela família e depois dividir o valor total pelo número de integrantes para chegar ao valor final.

 

Como solicitar

 

Para ter direito à tarifa social, um dos integrantes da família deve comparecer à distribuidora de energia elétrica que atende à sua residência e apresentar as seguintes informações e documentos:

 

- Nome, CPF e carteira de identidade ou outro documento de identificação oficial com foto, e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), no caso de indígenas;

- Código da unidade consumidora a ser beneficiada;

- Número de identificação social (NIS) e/ou o Código Familiar no Cadastro Único, ou o Número do Benefício (NB) no caso de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC);

- Apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico, somente nos casos de famílias com uso continuado de aparelhos.

 

Cada beneficiário tem direito ao desconto em apenas uma residência (própria ou alugada) e deverá informar à distribuidora de energia elétrica quando deixar o local.

 

Após receber o pedido e a documentação do consumidor, a distribuidora efetua consulta ao Cadastro Único ou ao Benefício da Prestação Continuada para verificar as informações prestadas. Os dados devem estar de acordo com o que consta no cadastro desses benefícios.

 

Percentual de desconto

 

- Consumo mensal até 30kWh – 65% de desconto;

- Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh – 40% de desconto;

- Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh – 10% de desconto;

- Consumo Superior a 220 kWh – 0%

 

Com informações da Istoé Dinheiro.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas