A Secretaria do Senado Federal encaminhou à Câmara dos
Deputados, para discussão e votação, o Projeto de Lei nº 2.993/2021, de autoria
da senadora Nilda Gondim (MDB-PB), que altera a Lei nº 9.394/1996 (Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional) para tornar obrigatória a prática do
xadrez nas escolas de ensino fundamental e médio, públicos e privados, em todo
o território nacional. Aprovada pelos senadores em forma de substitutivo
elaborado pela senadora-relatora Leila Barros (Cidadania/DF), a matéria depende
agora da aprovação dos deputados federais para ser encaminhada à sanção
presidencial e virar Lei.
Sobre sua expectativa em relação ao resultado da tramitação
do PL nº 2.993/2021 na Câmara, a senadora Nilda Gondim disse estar confiante em
que ele será igualmente aprovado, considerando a constatação de que a prática
do jogo de xadrez é muito importante para o sistema cognitivo das pessoas, à
medida que contribui para melhorar o raciocínio, o pensamento lógico, a memória
e a criatividade, favorecendo também o exercício da ética através da promoção
do respeito ao oponente e às normas do jogo, que tem regras rígidas e bem
definidas.
Foto: Divulgação/Assessoria
“Somando-se a todos esses benefícios, a prática do jogo do
xadrez nas escolas contribui, de forma bastante efetiva, para a melhoria do desempenho
acadêmico dos alunos, considerando que não são poucos e nem recentes os estudos
e documentos que relacionam a prática do xadrez ao aprimoramento do raciocínio
e do pensamento e, por consequência, do desempenho escolar”, observou a
senadora, acrescentando ao rol de benefícios resultados positivos como
“melhoria da concentração, do controle da ansiedade e do exercício da
paciência”.
Ambiente escolar mais
atrativo
Quando apresentou o PL nº 2.993/2021, em 26 de agosto deste
ano, para apreciação e deliberação do Senado, Nilda Gondim argumentou que, do
ponto de vista educacional, a prática sistemática do xadrez na escola pode
aumentar a atratividade pelo ambiente de aprendizagem em geral. “O exercício
mental propiciado pelo jogo tende a facilitar o aprendizado de áreas que exigem
maior abstração, raciocínio lógico e elaboração do pensamento. O contato
orientado com o xadrez pode trazer muitos benefícios para o educando, que
levará esse aprendizado para toda a sua vida”, enfatizou.
Ressaltando que “os potenciais benefícios da difusão do
xadrez escolar devem favorecer a sociedade e o País, que passam a ter ganhos na
formação de seus profissionais em todas as áreas”, a senadora paraibana
acrescentou que “as autoridades educacionais certamente saberão fazer as
escolhas das estratégias e materiais mais adequados às necessidades das
respectivas realidades de crianças e adolescentes no ambiente escolar,
considerando as possibilidades que hoje estão postas, sobretudo por meio das
tecnologias, ao aprendizado do xadrez” – Assessoria.
Carlos Magno
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