....
....
03/03/2022

Direitos e inclusão: Em sessão especial Carol Gomes reforça empenho na luta em prol das pessoas com doenças raras


A vereadora Carol Gomes (PROS), participou na manhã desta quinta-feira (24), da sessão especial em alusão ao Dia Mundial das Pessoas com Doenças Raras que é celebrado no próximo dia 28 de fevereiro, realizada pela Frente Parlamentar de Defesa das Pessoas com Doenças Raras e Autismo a qual faz parte ao lado dos vereadores Olímpio Oliveira e Janduy Ferreira.

 

“É preciso dar protagonismo a causa, assim como para tantas outras, dando a visibilidade necessária. Viver já é um desafio para todos, mas, para os raros, trata-se de uma batalha imensamente maior. Nossa luta diária é pela vida, por respeito e inclusão”, falou a vereadora.



Foto: Divulgação

 

Estiveram presentes na sessão o prefeito Bruno Cunha Lima, o vice-prefeito Lucas Ribeiro, o Deputado Estadual Tovar Correia Lima, o secretário de Saúde Gilney Porto, Laissa Guerreira, embaixadora da AAME BRASIL e atleta da comissão das pessoas com doenças raras da OAB Paraíba, Edna Silva, Coordenadora da Pessoa com Deficiência no município (PCD), Dr. Gustavo Mendonça, Presidente Da Comissão do Direito de Pessoas Raras e Autismo OAB - CG, Dra. Cinthya Azevedo, Advogada da pessoa com deficiência, Danilo José Queiroz, professor de Educação Física e instrutor de bocha paralímpica, entre outras autoridades do município.

 

O Deputado Federal Frei Anastácio participou através de vídeo e Patrick Dorneles, que tomou posse no último dia 22 de uma das cadeiras de deputado na Câmara Federal, sendo o primeiro parlamentar com doença rara a assumir um mandato na Casa, participou de forma online e reforçou seu intuito de ser vez e voz dos raros em Brasília.

 

Durante a sessão, Carol fez a entrega de Moção de Aplausos a Laissa Guerreira pela medalha de bronze conquistada no Campeonato Brasileiro e Mundial feminino de bocha para deficientes, e também levou à tribuna o relato de Nelsina Vitorino que tem um tumor desmoide que também se configura como doença rara.

 

“Apesar de raras, não são poucas as pessoas que vivem nessas condições e, por isso, é preciso fortalecermos os poderes públicos em busca de direitos e melhores condições de vida. Campina vem dando importantes passos nesse sentido e através do olhar do prefeito Bruno e de todos aqueles que fazem parte da sua gestão, seguimos confiantes que novos avanços serão conquistados em breve”, concluiu a vereadora – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas