....
....
18/03/2022

Mulher descobre câncer avançado meses após procurar ajuda e médico dizer que “era gordura e precisava emagrecer”


Edileny Mayre de Oliveira, de 46 anos, procurou um posto de saúde relatando dores no seio direito. Mas ouviu do médico que a atendeu que "era gordura" e que precisava emagrecer. Na época, em 2019, Edileny percebeu que as dores começaram a aparecer após sua filha ter colocado a cabeça nos seus seios.

 

Três meses depois, ela recebeu o diagnóstico de câncer, que até hoje segue em tratamento. Ela já retirou as duas mamas.

 

Quando procurou o posto de saúde, Edileny disse que o médico pediu que fosse feita uma ultrassonografia e uma mamografia. Segundo o relato de Edileny, o profissional perguntou por que ela estava fazendo esse exame, e ela respondeu que sentia muitas dores.



Foto: Reprodução

 

Mas mesmo após o exame, conforme Edileny, o profissional continuou a afirmar que era gordura e que ela não precisava se preocupar porque o nódulo iria sumir.

 

Segundo diagnóstico

 

Com o exame em mãos, Edileny procurou outro médico, que também reafirmou que era gordura e que "não era nada".

 

Edileny pediu que fosse marcada uma cirurgia, mesmo que fosse em um hospital particular, porque não queria ficar com nódulo. Segundo ela, entretanto, o médico receitou um remédio e disse que não recomendava a cirurgia porque deixaria uma cicatriz grande.

 

"Fui para casa e com o passar dos tempos, os meus seios cresceram muito e começaram a doer. Até perdi o movimento do braço direito", contou.

 

Câncer de mama em estágio avançado

 

A mulher, então, voltou ao posto de saúde três meses depois, quando o médico finalmente a encaminhou para o Hospital do Câncer. No local, Edileny recebeu o diagnóstico de câncer de mama em estágio avançado.

 

"Comecei a fazer a radioterapia e tive que parar de novo para retirar o útero, as trompas e o ovário. E quando saí do hospital, tive que voltar no outro dia para fazer a última radioterapia. Fiz a cirurgia e comecei a fazer a quimioterapia. Na sétima sessão apareceu outro nódulo no seio esquerdo. E então parei com a quimioterapia", disse.

 

Para fazer uma segunda biópsia, Edileny precisou pedir ajuda financeira. E o resultado do exame apontou que o câncer já espalhou por outros órgãos.

 

Ela também afirma que vai buscar indenização por causa dos primeiros diagnósticos que recebeu, relatando gordura, mas que ainda não protocolou a denúncia.

 

"Eu e meus filhos choramos muito, mas muito mesmo. Tento ser forte o tempo todo para transmitir segurança para eles. Gostaria de ter doação para terminar minha casa porque até o momento estou morando com minhas duas irmãs", completou – g1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas