....
....
29/03/2022

Senadora Nilda Gondim prestigia entrega do Diploma Bertha Lutz e homenageia médica paraibana Andrea Gadelha


A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) participou da entrega do Diploma Bertha Lutz a mulheres homenageadas pelo Senado Federal. A homenagem é feita anualmente pelo Senado a pessoas indicadas pelos parlamentares em reconhecimento pelo trabalho na defesa dos direitos femininos e em prol de questões de gênero, em qualquer área de atuação. Após dois anos sem a entrega da premiação em razão da pandemia da Covid-19, vinte e uma mulheres receberam o diploma na manhã de quarta-feira (23), em Sessão Solene do Senado. Entre as homenageadas, a farmacêutica bioquímica Maria da Penha, que motivou a legislação contra a violência doméstica, com destaque para a Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

 

A cerimônia de entrega do Diploma Bertha Lutz foi aberta pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e presidida pela líder da Bancada Feminina, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e pela procuradora da Mulher no Senado, senadora Leila Barros (Cidadania-DF). A premiação está completando 20 anos em 2022 e faz parte do cronograma do “Março Mulher” – ciclo de atividades do Congresso Nacional destinado a marcar o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março).



Foto: Divulgação/Agência Senado

 

A vice-líder da Bancada Feminina, senadora Nilda Gondim, indicou para a premiação a paraibana Andrea Gadelha, médica oncologista, presidente fundadora da entidade de combate ao câncer infanto-juvenil Donos do Amanhã, sediada em João Pessoa/PB. O “Donos do Amanhã” é uma instituição sem fins lucrativos que atende crianças com câncer, oferecendo o necessário acolhimento e carinho dedicado aos pacientes.

 

Ao saudar sua homenageada, Nilda Gondim observou: “Andrea Gadelha é uma mulher que não se conformou com a dura realidade de crianças e adolescentes pobres, acometidas por câncer, e resolveu agir para mitigar o sofrimento desses jovens e de suas famílias. Ela nos orgulha (a mim e a todos os paraibanos), e, agora, com os holofotes direcionados ao seu belíssimo serviço, orgulhará todo o Brasil. Em nome do povo da Paraíba, muito obrigada”.

 

Parabenizando as demais homenageadas, a senadora paraibana acrescentou: “Quero parabenizar todas as agraciadas com o Prêmio Bertha Lutz, as quais, com seus serviços e exemplos, certamente inspirarão as novas gerações de brasileiras a continuarem a luta pela emancipação feminina e por um Brasil mais justo e igualitário para todas”.

 

O Diploma

 

O nome do prêmio homenageia a bióloga Bertha Lutz (1894-1976), uma das figuras centrais na luta pela emancipação das mulheres na academia, na política, na educação, na cultura e em outras áreas. Todos os senadores podem sugerir nomes de indicados e indicadas à premiação, e a lista final é decidida pelo Conselho do Diploma Bertha Lutz.

 

Entre as mulheres agraciadas na sessão de quarta-feira (23) estavam empresárias, políticas, pesquisadoras, profissionais de saúde e do Direito como a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Ana Lara Camargo de Castro, a jornalista Flávia Cintra e a empresária brasileira da rede de lojas Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano. Uma delas recebeu homenagem póstuma: a ex-governadora do Rio Grande do Norte e ex-prefeita de Natal, Wilma de Faria, que morreu em 2017 – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas