....
....
05/04/2022

Em Campina Grande, Fux lembra que o Judiciário é o único poder que tem competência constitucional para rever atos de outros poderes


O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luiz Fux, esteve em Campina Grande, nessa sexta feira, 1º, para proferir uma aula magna sobre “Ativismo Judicial e autocontenção na jurisprudência  do STF”, na Unifacisa. O Presidente do Poder Judiciário paraibano, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, que foi prestigiar a solenidade, antes, almoçou com o Ministro em um restaurante da cidade. Também estiveram presentes os Desembargadores Joás de Brito Pereira e João Benedito da Silva,  o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, Max Nunes, e diversos juízes e juízas.

 

“Foi uma aula excelente, como sempre faz o ministro Fux. Já tive oportunidade de assistir a outras palestras proferidas pelo Ministro, todas com muita eloquência e facilidade em transmitir conhecimentos jurídicos”, comentou o Presidente do TJPB.



Foto: Divulgação

 

O ministro Luiz Fux discorreu sobre as vezes em que o STF é provocado a se posicionar sobre temas que deveriam ser resolvidos pelo Poder Legislativo ou situações em que é necessário defender os direitos individuais e a dignidade da pessoa humana. Ele citou exemplos como as ações relativas à homofobia, aborto de anencéfalos, união homoafetiva e prisão em segunda instância.

 

“O judiciário é o último player, porque ele é o único poder que tem competência constitucional para rever os atos dos outros poderes”, afirmou o ministro ao explicar a judicialização da política no Brasil, e conclui a aula afirmando que a “A Justiça é a ponte por onde passam todas as misérias” – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas