....
....
08/04/2022

Jair Renan depõe na PF sobre suspeita de lavagem de dinheiro e tráfico de influência no governo do pai


Após cinco horas e meia de depoimento, Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), deixou a Superintendência da Polícia Federal, na noite desta quinta-feira (7/4). A corporação apura a possível prática dos crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

 

O filho do presidente chegou a pé no local da oitiva, por volta das 16h, com quase duas horas de atraso, acompanhado do advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef. O defensor afirmou que o filho do presidente é vítima de fake news.



Foto: Reprodução/Instagram

 

"Renan Bolsonaro nunca ganhou nenhum carro, não ganhou nada de ninguém. Até a presente data ele não tem qualquer carro. Renan Bolsonaro nunca organizou reunião em nenhum ministério", disse Wassef.

 

Segundo o advogado, Jair Renan não irá se manifestar por orientação jurídica. Ele ainda atribuiu a investigação a um plano da oposição para atingir o governo. Wassef ainda garantiu que o filho do presidente autorizou a quebra do sigilo bancário.

 

"Não há nem o que se falar de lavagem de dinheiro. Isso beira uma piada. Na verdade, essa investigação nasce por requerimento de parlamentares comunistas da esquerda que não param de atacar o presidente Jair Bolsonaro", disse.

 

"Ele deixou consignado hoje a autoridade policial federal que abre mão de seu sigilo, que podem quebrar o seu sigilo bancário e fiscal", afirmou o advogado.

 

De acordo com a investigação da PF, Jair Renan teria atuado junto ao governo em benefício da própria empresa. O inquérito foi aberto em março de 2021, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), com base em denúncia apresentada por parlamentares de oposição a Bolsonaro.

 

A PF tentava ouvir Jair Renan há quatro meses. Ele já havia sido intimado em dezembro, por meio da sua defesa, mas não compareceu ao depoimento.

 

O documento do inquérito indica que houve associação do filho do presidente com outras pessoas "no recebimento de vantagens de empresários com interesses, vínculos e contratos com a Administração Pública Federal e Distrital sem aparente contraprestação justificável dos atos de graciosidade. O núcleo empresarial apresenta cerne em conglomerado minerário/agropecuário, empresa de publicidade e outros empresários".

 

Entenda o caso

 

A Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, empresa de Jair Renan, foi criada no fim do ano passado. A produtora que prestava serviços para o governo federal bancou a cobertura de fotos e vídeos na festa de inauguração do empreendimento.

 

A PF investiga se a empresa foi criada para promover articulações entre a Gramazini Granitos e Mármores Thomazini, grupo empresarial que atua nos setores de mineração e construção, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

 

Outro ponto que chamou atenção dos investigadores foi que o grupo empresarial que atua nos setores de mineração e construção — e tem interesses junto ao governo federal — presenteou Jair Renan e o empresário Allan Lucena, um dos parceiros comerciais do filho do presidente, com um carro elétrico avaliado em R$ 90 mil – EM.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas