....
....

04/08/2022

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação começa nesta segunda-feira na Paraíba


A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação começa na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto. Até o dia 9 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) espera ampliar as coberturas vacinais de crianças com idades de 1 ano a menos de 5 anos e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes, inclusive, com a realização do Dia D de Vacina Mais Paraíba, no dia 20 de agosto em todo o estado.

 

O intuito da campanha é ampliar a cobertura vacinal no caso da poliomielite e reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, além de melhorar as coberturas vacinais, conforme preconiza o Calendário Nacional de Vacinação. O reforço com a campanha de vacinação se deve à baixa gradual na cobertura vacinal, que segue a mesma tendência do cenário nacional, e barrar o vírus que provoca a poliomielite.



Foto: Ilustração/Pixabay

 

A secretária de Saúde do Estado, Renata Nóbrega, destaca que o sucesso da campanha depende de um esforço coletivo entre o Estado, os municípios e a própria sociedade para uma grande adesão. “Sempre reforçamos a importância de manter as rotinas de vacinas em dia. Os imunizantes disponíveis no SUS são seguros, gratuitos e podem prevenir contra mais de 30 agravos. Contamos com o apoio dos municípios em toda a Paraíba, com as mais de mil salas de vacinação para elevar a cobertura vacinal tanto da pólio, quanto de outras vacinas”, reforça a secretária.

 

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam uma grande queda na cobertura vacinal  da poliomielite desde 2016, mas que foi acentuada durante a pandemia do novo coronavírus. Em 2020, por exemplo, a vacinação chegou a 72,7% do público. Para 2022, a meta é atingir os 95% ou ultrapassar esse índice. Na prevenção contra a poliomielite, a meta estabelecida é a de vacinar 95% das crianças com idades de 1 ano até menos de 5 anos, ou seja, mobilizar pais ou responsáveis para que levam 284.230 crianças para serem vacinadas contra os vírus que provocam a poliomielite.

 

Para a multivacinação, o público-alvo é o de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Serão ofertadas vacinas da BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Vip/Vop, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Menigocócica C (conjugada), Febre amarela.A SES reforça que o adiamento da vacinação só deve ocorrer em situações em que a criança ou adolescente esteja com doenças febris graves para que os sintomas/sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídas à vacinação e mascarem o problema real – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas