Foto: Renata Medeiros e Sérgio Lucena/Secom-JP
O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (7),
o programa de cirurgias do Novembro Azul, para intensificar a realização de
procedimentos relacionados à saúde masculina no ramo da urologia no Hospital
Geral e do Câncer Doutor Stênio Holanda Filho (antigo Prontovida). A população
que precisar desses cuidados já pode agendar atendimento por meio da plataforma
‘João Pessoa na Palma da Mão’, de forma ágil e em pouco tempo.
Durante a apresentação do serviço, o Cícero Lucena destacou
que a Prefeitura estruturou o Hospital Geral e do Câncer para atender esse tipo
de demanda, com a montagem de novas salas cirúrgicas, aquisição de equipamentos
e material cirúrgico específico. Também foram montadas três salas de
consultório médico para fazer todo o pré-operatório dos pacientes que
precisarem desse tipo de intervenção. Os atendimentos também incluem a marcação
de exames.
Foto: Renata Medeiros e Sérgio Lucena/Secom-JP
“Temos o objetivo de zerar a fila de cirurgia de próstata.
Essa eficiência do Hospital Geral e do Câncer vai nos permitir em torno de mais
de 270 procedimentos”, projetou Cícero, que pediu para a população acessar a
plataforma ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que também foi criada para acabar com
qualquer burocracia. “Estamos fazendo esse chamamento, inclusive contando com o
apoio da imprensa, que divulgue esse serviço. Não precisa me procurar, não
precisa procurar ninguém, o próprio cidadão faz isso sozinho”, conclui o
prefeito.
Passo a passo
Dentro do aplicativo, clica na aba ‘Novembro Azul’, ‘marque
sua cirurgia’, ou no canal chamado ‘Saúde do Homem’. Colocando as imagens e
informações necessárias, os dados chegam automaticamente na Secretaria de
Saúde, para a Regulação, sem interferência de ninguém.
Foto: Renata Medeiros e Sérgio Lucena/Secom-JP
“O Município realizava 100 cirurgias urológicas. A nossa
intenção com esse programa é passar para 360 cirurgias por mês. Fazíamos mil
endoscopias e colonoscopias por ano, hoje a gente faz 1.500 por mês. A gente
fazia uma média de mil ultrassonografias por mês, estamos triplicando esse
número”, detalhou o secretário Municipal de Saúde, Luis Ferreira.
Sobre essa força-tarefa para intensificar procedimentos de
próstata e urologia, o secretário explicou que o usuário vai solicitar atendimento
em poucos minutos, com tempo de resposta de no máximo sete dias. Mas ocorrem
marcações até no mesmo dia da solicitação. Já para o usuário que tiver
dificuldade no uso do aplicativo, ele poderá solicitar atendimento junto a uma
Unidade de Saúde da Família (USF).
Max Oliveira/Andrea Alves – Secom-JP