....
....
07/11/2018

Clóvis de Barros Filho propõe reflexão sobre a mudança: Nos acostumamos a acreditar na identidade das pessoas e das coisas


"Se o mundo muda o tempo inteiro, enquanto nós mantivermos posturas rígidas, estaremos cada vez mais nos afastando das respostas mais adequadas aos 'Novos Tempos'. Fazer uso da nossa inteligência não significa encontrar uma única solução para todos os obstáculos da vida. Pelo contrário, significa buscar sempre as soluções mais adequadas para o momento em questão".

A afirmação é do jornalista e professor Clóvis de Barros Filho, que nesta sexta-feira (9) vai proferir palestra em Campina Grande com o tema 'Mudança: viver é mudar, reconstruir e reinventar'. O evento faz parte do Ciclo de Palestras promovido pelo Sebrae Paraíba, criado com o objetivo de oferecer ao público, especialmente aos empreendedores, reflexões sobre temas importantes da atualidade, a partir das considerações de renomados pensadores contemporâneos do Brasil.



"Gostaríamos de convidar a sociedade de Campina Grande para participar deste importante momento promovido pelo Sebrae. Considerando que Clóvis de Barros é um dos palestrantes mais procurados do Brasil, temos certeza de que será uma ótima oportunidade para reflexão e aquisição de novos conhecimentos", afirmou o gerente regional do Sebrae, João Jardelino.

Dias antes do evento, que será realizado no auditório do Seminário Diocesano São João Maria Vianney, no bairro do Alto Branco, Clóvis de Barros falou, em entrevista ao Sebrae Paraíba, sobre a necessidade de se adaptar a um novo cenário, que tem na constante mudança uma de suas características mais marcantes.

Segundo ele, o público "pode esperar (para a palestra) questões que nos remetem a uma característica do mundo que não podemos mais ignorar. Ao longo da nossa vida, somos levados sempre a nos reportar àquilo que permanece. Nos acostumamos a acreditar na identidade das pessoas e das coisas, mas não nos damos conta de que na realidade o universo inteiro se transforma a cada instante".

Na avaliação do professor, entender e conviver com a mudança é a escolha mais sensata para quem busca se adaptar a esse novo cenário, inclusive no universo dos negócios. "É preciso entender que permanentes mudanças não são uma marca da nossa época, mas sim uma marca da existência neste universo tal como é. Em segundo lugar, ao empresário cabe simplesmente estar sempre atento a quais são as mudanças do momento e quais são as suas características. Somente assim será possível traçar estratégias que sejam mais oportunas para lidar com as novas dificuldades que se apresentarão", comentou.

Ainda abordando a mudança, Clóvis de Barros também falou sobre a associação frequentemente realizada entre ela e a inovação com a tecnologia, enfatizando que é ilusória a compreensão de que se tratam da mesma coisa. Segundo ele, as tecnologias podem, e devem, ser usadas para mudar e inovar, mas não são indispensáveis para tal finalidade.

"Inovar é encontrar soluções melhores que as anteriores, para qualquer coisa. Muitas coisas passam a ser feitas com a tecnologia, de maneira muito pior do que seriam sem ela. Como em todo modismo, portanto, é preciso estar atento para não sair colocando tecnologia em tudo e acabar prejudicando o próprio desenvolvimento de uma ideia inovadora", argumentou.

Conheça mais sobre o palestrante

Clóvis de Barros Filho é jornalista e professor livre-docente da Universidade de São Paulo (USP). Com doutorado em Direito e em Ciência da Comunicação, pela Universidade Sorbonne-Nouvelle (Paris) e pela USP, respectivamente, é considerado um dos mais importantes pensadores brasileiros da atualidade. Além dos diversos livros publicados, Clóvis atua desde 2005 no mundo corporativo e já teve suas palestras ouvidas por milhões de pessoas no Brasil e no exterior.

Serviço

Palestra 'Mudança: viver é mudar, reconstruir e reinventar', por Clóvis de Barros Filho

Data: 9 de novembro (sexta-feira)

Local: Auditório do Seminário Diocesano São João Maria Vianney (Alto Branco)

Horário: 19h30

Inscrições: Agência Regional do Sebrae em Campina Grande, Livraria Nobel ou no site do Sebrae (CLIQUE AQUI)

Mais informações: 0800 570 0800

Carlos Magno