....
....
10/04/2014

Presidente de Associação de Homossexuais diz que vai à justiça se Prefeitura proibir casamento homossexual no São João


O presidente da Associação dos Homossexuais de Campina Grande – AHCG, Caio Vinícius de Carvalho, concedeu entrevista comentando a polêmica formada em torno da decisão da prefeitura de rever a participação de casais homossexuais no Casamento Coletivo, no Parque do Povo, durante o São João deste ano. Dentre os casais que se inscreveram estão dois homoafetivos, que atenderam o convite da prefeitura para formalizar a união civil.

 

É que este ano, a título de inovação, a Prefeitura de Campina Grande decidiu incluir casais homossexuais dentre os que participam do casamento. Porém, o novo secretário municipal de Cultura, Lula Cabral declarou que é contra a iniciativa e que deverá se reunir com lideranças católicas e evangélicas, além de representantes dos homossexuais, para discutir o assunto e só aí decidir. Mas ele já adiantou que se a igreja se opor deverá proibir os homossexuais de participarem do evento.


 

Segundo Lula Cabral, ainda que o casamento seja civil, a festa em que é celebrado é culturalmente religiosa e isso deve ser levado em consideração. Mas a decisão deve gerar ainda mais polêmica.

 

É que o presidente da Associação de Homossexuais de Campina Grande afirmou que, caso esse direito seja negado, aconselhará aos homossexuais que se inscreveram que tomem providências legais. De acordo com a resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça, as autoridades responsáveis pela celebração de casamento civil que se negarem a celebrar a união entre pessoas do mesmo sexo deverão ser punidas.

 

“Como o casamento é civil, não há motivo nenhum para ele contestar. É um direito adquirido, ele não pode ir contra isso. O São João de Campina não é uma festa religiosa, e sim comercial, de conotação popular. Festa religiosa não tem banda de forró tocando, não tem bebida alcoólica. Se fosse religiosa, seria na igreja, não no Parque do Povo”, alfinetou.


Veja também:


- O que você acha? Casais homossexuais podem participar do Casamento Coletivo no São João deste ano em Campina Grande

- Prefeitura de Campina encerra inscrições para Casamento Coletivo no São João: dois casais homossexuais dirão ‘sim’

- Diante da polêmica causada, Prefeitura de Campina pode desistir de casar homossexuais no Casamento Coletivo

 

Do Blog Carlos Magno