....
....
20/11/2018

Bolsonaro diz que está conduzindo com o futuro ministro Paulo Guedes um plano para privatizar parte da Petrobras


O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta 2ª feira (19) que alguns setores da Petrobras podem ser privatizados. “Estou conversando com o Paulo Guedes sobre levar adiante o plano para privatizar parte da estatal”, disse em entrevista à imprensa no Rio de Janeiro.

 

O militar afirmou, no entanto, que a estatal de economia mista é estratégica e, por isso, o núcleo duro deve ser preservado.

 

A declaração de Bolsonaro vai ao encontro da do vice-presidente eleito, o general da reserva Hamilton Mourão. Nesta 2ª feira, Mourão afirmou que as áreas de inteligência, conhecimento não serão privatizadas. “Podemos negociar distribuição, refino. É algo que pode ser negociável”, disse Mourão.



 

Ainda na manhã desta 2ª feira, o nome do economista e professor Roberto Castello Branco, foi confirmado para presidir a Petrobras. Ele defende que a estatal terá de concentrar esforços em atividades que tem competência para fazer, como, por exemplo, áreas de exploração e produção de petróleo.

 

“A Petrobras desenvolve outras atividades que não são naturais e que não atraem retorno. O melhor exemplo disso é a distribuição de combustíveis. A estatal ainda é dona da BR Distribuidora. A BR é uma cadeia de lojas, no fim das contas”, declarou Castello Branco ao Estadão.

 

Em meio ao debate sobre a política de preços estatal, Bolsonaro disse que a incidência de impostos estaduais é parte importante no valor final do produto. “Preço barato dos combustíveis depende em parte de governadores que colocam o ICMS lá em cima”, afirmou.

 

Bolsonaro disse que o atual presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, pode chefiar o Banco do Brasil. “Mas não está certo ainda”, disse – Poder 360.

 

Carlos Magno